Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, I Encontro de Políticas Públicas, Esporte e Lazer e II Jornada Rede Cedes Goiás.

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICIPIO DE GOIÂNIA
Pollyana Nascimento de Paula, Helrrayne Victor Ferreira Pires

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


O referente trabalho se trata de uma avaliação final da disciplina de Estágio Obrigatório I da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás, que possui como um dos objetivos presentes na ementa o estudo investigativo de problemáticas significativas da organização geral da escola, em especial, planejamento, gestão, projeto político-pedagógico, currículo e avaliação, em escolas-campo de diferentes modalidades da Educação Básica da rede pública de ensino.
Foram realizadas um total de seis visitas a campo, em um colégio estadual , localizado em Goiânia, Goiás, rotineiramente todas as quartas-feiras no período das 13h às 17h. Para a produção do presente trabalho fez-se necessário uma pesquisa por arcabouços teóricos, fundamentados cientificamente, por meios de acervos digitais e bibliográficos, através destes pudemos ter fundamentos teóricos para elaboração e construção do trabalho. A metodologia presente no trabalho consistiu-se através de conversas informais com toda a comunidade escolar, entrevistas, observações da dinâmica escolar, bem como das aulas de Educação Física e, por fim, um relato de experiência as visitas a campo.
O trabalho teve como objetivo vivenciar o contexto da gestão escolar, e trazer através das visitas a campo uma visão crítica e reflexiva referente à organização do trabalho pedagógico, relacionado com o estudo do projeto político-pedagógico do colégio, da problemática encontrada que se referente à formação continuada dos professores no colégio e referente à observação-participante nas aulas de educação física.