Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, I Encontro de Políticas Públicas, Esporte e Lazer e II Jornada Rede Cedes Goiás.

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DO TÊNIS A PARTIR DA PROPOSTA CRÍTICO EMANCIPATÓRIA
Tiago Onofre da Silva, Hiury Inri Lisboa Lopes, Max Santana Cananéia, Verusa Martins Dias

Última alteração: 2017-01-24

Resumo


INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de um relato de experiência de uma proposta de ensino planejada na disciplina de Estágio Supervisionado I - Esportes Individuais – e desenvolvida no contexto de um projeto social de um Convento da Cidade de Goiânia – Goiás com o conteúdo Tênis a partir da proposta metodológica elaborada e denominada por Kunz (1994) de crítico emancipatória.
METODOLOGIA
A organização do trabalho pedagógico desenvolveu-se através da identificação e estudo dos elementos básicos da didática, os pares dialéticos conteúdo/método e objetivo/avaliação (FREITAS, 1995), na abordagem crítico emancipatória. Posteriormente, com a análise de conjuntura do projeto de intervenção social do convento, buscamos reproduzir, ampliar e construir criticamente o Tênis, cujo sentido deve ser desenvolvido pelos alunos, através do se-movimentar.
RESULTADOS
Ao todo foi desenvolvida a sequência de 15 aulas, entre os meses de Março e Junho de 2016, cujos objetivo geral foi proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar de forma , reproduzir, ampliar e reconstruir criticamente os esportes com raquete, no contexto do Tênis de Quadra
CONCLUSÕES
Concluímos que, ainda que no contexto não escolar, uma organização do trabalho pedagógico para o ensino do Tênis na abordagem crítico emancipatória, não é somente possível mas necessária às crianças tendo em vista o resgate e o reforço ao sentido que que elas dão à modalidade e ao se-movimentar pouco acessível.
REFERÊNCIAS
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. Unijuí 5°ed. Rio Grande do Sul, 2003. 160p.