Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, I Encontro de Políticas Públicas, Esporte e Lazer e II Jornada Rede Cedes Goiás.

Tamanho da fonte: 
CORPO, MOVIMENTO E CULTURA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ONDE ESTÁ O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
Dayse Camara Cauper, Poliana Carvalho Martins

Última alteração: 2017-01-23

Resumo


Este trabalho discute a inserção da Educação Física e do professor habilitado nesta área de conhecimento, do ponto de vista da legislação brasileira, para atuar no segmento da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa documental que examina documentos normatizadores da Educação Básica, sobretudo aqueles que dizem respeito à Educação Infantil, buscando resposta para a questão: onde está o professor de educação física? A partir das análises, concluiu-se que os conhecimentos pertinentes ao componente curricular Educação Física, categorias de corpo e gesto, movimento, jogo, brinquedo, brincadeira, lúdico e cultura corporal, se fazem presentes nos documentos, supostamente por serem inerentes à infância. Entretanto, ressaltamos que a legislação não traz elementos significativos que garantam a inserção do professor de Educação Física nesta etapa da educação básica. Sendo assim, advogamos pela presença do professor de educação física no coletivo de educadores da educação infantil a fim de que possa contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas desenvolvidas nesse segmento.