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AS APROPRIAÇÕES DA OBRA DE PIERRE BOURDIEU NO CAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Marcos Roberto Brasil, Juliano de Souza

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: Pierre Bourdieu (PB) e sua teoria sociológica dão suporte para a compreensão de diversos campos sociais, entre os quais, podemos destacar, o campo acadêmico-científico da Educação Física (EF). Em sua trajetória, sempre buscou desvelar os sistemas ocultos de dominação e de reprodução social. Contudo, anterior a todo esse processo sentia a preocupação de ser mal compreendido e apropriado, isto é, como as informações são recebidas e apropriadas em contextos distintos ao original. Objetivo: Verificar como se dá a apropriação teórica de PB no campo acadêmico-científico da EF. Metodologia: Um mapeamento sistemático em oito periódicos científicos (Revistas Movimento, Motrivivência, Brasileira de Ciências do Esporte, Licere, Motriz, Pensar a Prática, Brasileira de Educação Física e Esporte e EF da UEM). Na tentativa de contribuir com essa agenda de discussão, entendemos que os usos da teoria podem ser analisados a partir de três dimensões proposta por Afrânio Catani (2002): apropriação do modo de trabalho (a utilização sistemática de noções e conceitos da obra o modus operandi) apropriação incidental (caracterizada por referências rápidas) e apropriação conceitual tópica (utilização não sistemática, porém com um ou outro conceito teórico). Resultados: Um total de 9.363 artigos foram analisados, dos quais 431 obras utilizaram ou referenciaram PB em seu corpo. Deste total, 24,13% (104 textos) utilizam o referencial teórico com uma apropriação do modo de trabalho, 54,76% (236 textos) de uma maneira conceitual tópica e 21,11% (91 textos) de um modo incidental. Conclusão: PB assim como outros autores, oferecem ferramentas teóricas para a compreensão do tecido social, porém quando utilizamos de uma forma displicente, fragmentada somente para reforçar ou refutar argumentos corremos o risco, como pesquisadores, da falta de comprometimento que passa pela generalização de toda e qualquer forma de pensamento. Os conceitos aqui utilizados foram apresentados no sentido de revelar como se dá sua utilização no campo da EF e não sugerir um formato único ou ideal para tal investida. Concluímos que mais a metade (54,76%) dos pesquisador do campo investigado utilizam o referencial teórico de PB de uma maneira conceitual tópica. Carecendo de uma maior reflexividade quando da utilização de um determinado referencial teórico.

Palavras-chave


Educação Física; Epistemologia; Pierre Bourdieu

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