Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

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O LAZER NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MARINGÁ: REFLEXÕES INICIAIS
Anderson Cristian Barreto

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: A compreensão de lazer se dá por vivências no tempo disponível, com caráter desinteressado, buscando satisfação durante e após a realização da ação com disponibilidade de tempo para atividade ou pelo ócio. O momento propício para tal manifestação na escola é o intervalo/recreio. O currículo é um documento que fundamenta as ações docentes e compreende a Educação Física como componente curricular essencial para a formação da criança, estabelecendo como eixos estruturantes os saberes do campo das danças, esportes, ginástica, jogos e brincadeiras e lutas; apontando-os como agente de processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Investigar como os saberes e os conteúdos do lazer são tratados no currículo de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental de Maringá. Metodologia: Por meio de revisão bibliográfica e documental, buscou-se verificar como o tema lazer está disposto no currículo analisado. Resultados: Os documentos indicam, inicialmente, uma fragilidade em relação a temática do lazer, em como esse conteúdo perpassa-se nas atividades escolares e, principalmente, nas aulas de Educação Física escolar. Observa-se, entretanto, acenos acerca da relevância do brincar e sua importância para o desenvolvimento da criança. Conclusões: Percebe-se que as dimensões do lazer sociais e historicamente construídas por meio da cultura corporal do movimento e suas práticas são restringidas a algumas manifestações durante o intervalo/recreio. As ações mediadas pelos conteúdos e saberes da Educação Física para o ensino fundamental ainda apontam fragilidade com relação a sua inserção na prática cotidiana aplicada as aulas, uma vez que o documento norteador embasa a estruturação das aulas - o currículo, não destaca os saberes produzidos pelo campo do lazer, levando por meio das atividades escolares estruturadas uma possibilidade da ampliação e autonomia por parte das crianças em prol da busca pelo lazer e seus direitos na sociedade. Nesse sentido, observa-se que o currículo um documento flexível, aponta a manifestação lúdica pelo brincar, subentendendo-se que tal conteúdo está relacionado ao lazer, mas carece de olhares acerca desses saberes por meio da realização de atividades que amplie e envolva a compreensão de lazer dentro e fora da escola e nas aulas da Educação Física.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Currículo, Lazer

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