Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

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A TEORIA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU E A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM REVISTAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
José Augusto de Oliveira Alexandre

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: Os conceitos trabalhados por Pierre Bourdieu são constantes nas produções acadêmicas na área da Educação Física e se relacionam a âmbitos como o esporte, o lazer, a mídia, entre outros. Objetivos: Verificar os conceitos da teoria de Pierre Bourdieu empregados nos artigos da área de Educação Física no Brasil, veiculados em revistas indexadas em bases de dados eletrônicas. Metodologia: Partiu-se de uma revisão sistemática nas seguintes bases de dados eletrônicas: Lilacs, Scielo, Scopus e Web of Science. Utilizou-se os termos de busca, em idioma português: “Bourdieu”, “habitus” e “sociologia”. Como critérios de inclusão foram utilizados: a) artigos científicos publicados no período entre 2007 e 2016 nas bases de dados selecionadas; b) pesquisas nacionais sobre essa temática; c) publicações que se enquadram como artigos científicos. E o seguinte critério de exclusão foi considerado: a) artigos científicos que não foram publicados em periódicos da Educação Física e artigos de revisão, opinião, estado da arte, resenhas e ensaios. A análise dos dados foi feita a partir da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os conceitos da teoria de Bourdieu relacionados à Educação Física encontrados nas publicações foram: Capital Simbólico (8 artigos), Campo (7 artigos), Habitus (4 artigos), Capital Econômico (2 artigos), Capital Social (2 artigos), Capital Cultural (2 artigos) e Poder Simbólico (2 artigos). A abordagem dessa teoria destacou-se nas seguintes temáticas: Esporte (5 artigos), Campo Escolar (2 artigos) e Política pública e esporte (2 artigos). Os artigos encontrados demonstram ampla utilização da teoria e conceitos de Pierre Bourdieu na área da educação física no Brasil, predominando os estudos entorno do esporte (utilizando principalmente as noções de campo e habitus). Conclusões: Conclui-se que a utilização da teoria de Pierre Bourdieu têm contribuído de forma significativa para o entendimento da educação física além dos conhecimentos fisiológicos, esportivos ou dos valores culturais voltados à prática, oferecendo uma ampla visão das relações existentes entre os diversos agentes que integram esse campo.

Palavras-chave


Pierre Bourdieu; Educação física; Teoria Sociológica;

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