Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

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NORBERT ELIAS E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Adriely Gonçalves Orlando

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: Notamos um crescente interesse da comunidade científica vinculada à Educação Física em se apropriar do referencial teórico do sociólogo alemão Norbert Elias para tratar objetos de pesquisas pertinentes à área. Dessa forma, o mapeamento da produção científica identificou que apesar da divulgação desse referencial teórico ainda ser incipiente em periódicos científicos, o arcabouço teórico de Elias está sendo empregado para levar a efeito o desenvolvimento de pesquisas da área. Objetivo: Identificar quais eixos temáticos específicos da Educação Física são contemplados nas produções científicas que se apropriaram do referencial teórico de Norbert Elias, no período de 2007 a 2016. Metodologia: A revisão sistemática de literatura foi empregada na presente pesquisa. Realizamos a busca pelas produções científicas nas bases de dados Lilacs, Scielo, Scopus e Web Of Science. A amostra final contou com 11 artigos científicos, que contemplaram os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Para o tratamento dos dados, recorremos à análise descritiva e ao método de análise de conteúdo. Resultados: Com a apreciação das produções científicas selecionadas, identificamos que as pesquisas contemplaram os seguintes eixos temáticos específicos da Educação Física: Esporte (4 artigos), Esporte/Lazer (2 artigos), Políticas Públicas de Esporte e Lazer (2 artigos), Lazer (1 artigo), Formação profissional (1 artigo) e História da Educação Física (1 artigo). As produções teóricas que contemplaram o Esporte mobilizaram a teoria elisiana para auxiliar na compreensão e análise do Esporte enquanto prática social, bem como para dar o devido tratamento à dimensão processual deste fenômeno social. No eixo temático Esporte/Lazer, a teoria em voga foi fundante para a compreensão das atividades esportivas e de lazer, especialmente no que concerne ao plano das emoções. No tratamento das Políticas Públicas de Esporte e Lazer, o referencial teórico de Elias contribuiu com o entendimento das estruturas, das relações e do poder atrelado a este campo. A produção teórica que discutiu o Lazer, destacou as formas de excitação e restauração das tensões em práticas esportivas. Na discussão da Formação Profissional, empregou-se a teoria de Elias para entender como se deu o processo de formação e atuação de treinadores de futebol, no propósito de verificar quais configurações e relações foram efetivadas no percurso até a atuação profissional. No eixo temático História da Educação Física, destacou-se a superficialidade que incide sobre o emprego dessa teoria na área da História da Educação Física. Conclusões: A pesquisa desenvolvida observou a relevância e abrangência da teoria em questão para dar sustentação teórica e subsidiar os pesquisadores da área no tratamento de eixos temáticos específicos da Educação Física.

Palavras-chave


Norbert Elias; Produção Científica; Educação Física.

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