Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO ENSINO DOS ESPORTES ATRAVÉS DA METODOLODIA DOS JOGOS COM OS PÉS
Junior Vagner Pereira da Silva

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: A educação física escolar, por longa data, se pautou numa abordagem de ensino tradicional no ensino dos esportes, limitando apenas aos gestos técnicos. Embora apresente vantagens, como transformar rapidamente movimentos numa ação motora mais eficiente e domínio do movimento, ela desvaloriza o conhecimento preexistente do aluno, tornando-o este apenas reprodutor do gesto motor que lhe é ensinado. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo apresentar um relato de experiência de prática pedagógica realizada durante a extensão do Programa de Educação Tutorial (PET), intervenção esta que teve como objetivo o ensino do futebol através da metodologia família dos jogos com os pés. Metodologia: As atividades foram desenvolvidas em uma Escola Pública de Campo Grande-MS, com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Inicialmente foi realizada a introdução da metodologia de forma teórica e, posteriormente, as aulas práticas na quadra da escola. Cada aula teve duração de 50 minutos, com 5 a 6 atividades desenvolvidas, no período do mês de setembro de 2017. Resultados: A princípio, ao explicar como a metodologia seria desenvolvida para o ensino do esporte, os alunos apresentaram apreensão, devido ao receio de não poderem jogar futebol com suas regras e de forma tradicional. Com a aula prática essa preocupação foi sendo amenizada, pois os alunos ampliaram a sua percepção sobre as formas de vivenciar o futebol, como um esporte com características semelhantes aos de outros jogos, podendo ser vivenciado assim das mais variadas proporções e não se limitando a um único modelo. Conclusões: Através da observação das aulas ficou perceptível que o professor pode trazer novas metodologias de ensino dos esportes, oferecendo um processo ensino-aprendizagem que possibilite a formação para além do saber jogar.

Palavras-chave


Esporte; Pedagogia; Jogos com os pés.

Texto completo: PDF