Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

Tamanho da fonte: 
USO DE FILMES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÕES DE ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Junior Vagner Pereira da Silva

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: Ao longo da história, determinados tipos de dimensões de conteúdo, sobretudo aqueles que se relacionam a valores/atitudes e conceitos apresentaram uma distinção nas aulas de educação física, vez que predominam o ensino de conteúdos pautados na dimensão procedimental. Buscando superar questões como essas, tem sido lançado atenção a utilização de filmes como recursos pedagógicos para abordar questões sociais relacionadas ao esporte, fomentando debates e reflexões a temas relacionados ao esporte e a motivação, gênero, saúde, constituição de ídolos, dentre outros. Objetivos: O trabalho objetivou apresentar um relato de experiência da prática pedagógica realizada durante uma vivencia em uma ação denominada “CINE ESPORTE”, criado pelo grupo PET-Educação Física, orientado pelo Professor Dr. Junior Vagner Pereira da Silva. Metodologia: A atividade consistiu em um local de debates, com o intuito de discutir os temas educação e esporte utilizando filmes como veículo promotor de discussões. Foram realizadas três reuniões, ocorridas no anfiteatro do CCHS/UFMS em Campo Grande/MS, no período de julho a setembro de 2017, todas as últimas quintas-feiras do mês, das 16 às 18h. Resultados: A primeira reunião foi escolhida o filme “Desafiando Gigantes”, a qual a partir do contemplado no filme e discussões promovidas a partir dele permitiu aos participantes compreender o papel motivador que o professor de Educação Física ou treinador esportivo tem no processo ensino-aprendizagem, exigindo deste modificações em seus métodos de ensino, adaptando ao contexto dos alunos, para obter mais êxito. Na segunda reunião foi trabalhado o filme “Menina de Ouro”. Os debates realizados conduziram a reflexão sobre como o docente pode inserir na escola diálogos sobre os estereótipos de gênero no esporte, contribuindo, através da leitura crítica, para superação desta condição. Para a terceira reunião o filme escolhido foi “Garrincha: uma estrela solitária”. Os debates foram sobre esportes e se o mesmo poderia ser praticado por todos no modelo de alto rendimento. O encontro teve poucos participantes e desinteresse dos acadêmicos do curso de Educação Física. Conclusões: Embora o número de participantes tenha sido baixo, observou-se que o filme possui um valor importante se utilizado como recurso pedagógico. Oferece auxílio para os acadêmicos aumentando os conhecimentos sobre as diversas temáticas..

Palavras-chave


Esporte; Educação Física; Filme.

Texto completo: PDF