Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

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VISITA TÉCNICA À PRAÇA DO LEÃO - CAMPO GRANDE/MS
Talissa Paes Ribeiro da Silva, Anderson Rodrigues Araujo

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: o trabalho foi realizado a partir de uma visita técnica solicitada na disciplina Estudos do Lazer à Praça do Leão. Objetivos: avaliar a estrutura física do local, classificar as possibilidades de vivência do lazer quanto ao gênero, dimensão, interesses, território e nível de atuação; além de pontuar as barreiras encontradas que venham a impedir/dificultar o acesso da população. Metodologia: o estudo, classificado como pesquisa descritiva, utilizou câmera fotográfica digital e celular para o registro de áudio e imagem. A praça está situada no Bairro Novo Minas Gerais que se encontra no Parque Novos Estados, entre as Ruas Marquês de Leão, Ipatinga, Tabaúna e Baraúnas; na cidade de Campo Grande-MS. Para o momento das entrevistas foi elaborado um formulário com 03 (três) perguntas norteadoras relacionadas ao interesse/objetivo dos frequentadores, localização da praça e críticas ou sugestões à estrutura física do espaço. Posteriormente realizamos a análise dos registros e relatos obtidos. Resultados: a partir desta análise, percebemos que é possível gozar o lazer nas áreas de interesse físico esportivo, manual e social. Em relação ao gênero, encontramos a possibilidade de exercer o prático e o contemplativo. E ainda, o lazer desviante (uso de drogas). Entendemos o território como espaço para alguns dos entrevistados que apenas atravessavam a praça para chegar a algum destino e como lugar para outros que a utilizam com certa frequência para diversos fins. Identificamos a presença de barreiras, tais como depredação do local, ausência de lixeiras, brinquedos enferrujados no parque das crianças, campo de futebol inadequado para a prática, áreas com riscos (garrafas, vidros, focos endêmicos), falta de acessibilidade (rampa de acesso, piso tátil) e falta de iluminação. Neste local encontramos a presença de animador sociocultural (professor de Educação Física), sendo assim um diferencial para a prática de exercícios. Conclusões: notamos a necessidade de melhorias neste equipamento específico de lazer e intervenção para solucionar as barreiras encontradas. Seria positivo construir junto à população uma educação pelo lazer, a fim de empoderá-los para que percebam tais problemas e necessidades de sua região. E dessa forma, possam sugerir prováveis soluções e solicitem intervenções por meio de políticas públicas adequadas.

Palavras-chave


Lazer; Políticas públicas; Atividade física.

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