Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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O LAZER, OS JOVENS e A ESCOLA: TERRITÓRIOS, ACONTECIMENTOS E CONHECIMENTOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, DE ENSINO FUNDAMENTAL, NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE
Mariana Malta, José Alfredo Debortoli

Última alteração: 2019-09-04

Resumo


Este artigo é um resumo da minha dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional da Universidade Federal de Minas Gerais, onde tive o desafio de pensar a relação lazer, juventude e escola, na busca de perceber e compreender as relações que acontecem entre alunos e alunas, todos os dias, para além das paredes das salas de aula. Uma escola viva, latente, que se inventa e se transforma a cada dia. Experiências, vivências, práticas culturais, brincadeiras que fazem com que o tempo e o espaço entre a entrada na escola e a saída sejam vividos de diversas formas. Para entender a complexidade e a multiplicidade das relações existentes dentro da escola, busquei o conhecimento de métodos de pesquisa que pudessem me dar o suporte necessário para a investigação a que me propus. Encontrei na etnografia e na cartografia alguns caminhos possíveis para este percurso. A interlocução das ações metodológicas desses dois procedimentos me ajudou a compreender melhor o objeto do estudo. Mas, afinal, o que os alunos fazem no cotidiano escolar? Como eles se constituem no contexto da escola? De que forma eles se apropriam dos tempos e dos espaços? Quais são os significados dados por eles às experiências vividas na escola? Quais conhecimentos eles produzem para além daqueles que a escola espera como resposta? Quais são as experimentações, as trocas de experiências, ensino e aprendizagem que podem ser percebidas nesses momentos? Procurei identificar, no cotidiano escolar, essas riquezas de expressões dos alunos, as relações estabelecidas entre eles, o espaço e o tempo e suas ressignificações. Observei diversas manifestações, práticas sociais que me mostraram o quão rico de vivências são os momentos em que os alunos não estão dentro de sala. Jogos, brincadeiras, conversas com os amigos, momentos de oração são algumas das diversas experiências vividas por eles no recreio. Percebi a escola como um espaço multicultural, onde o lazer é vivenciado de diversas formas, nessa inter-relação que acontece o tempo todo no contexto escolar, entre os jovens e o lazer.