Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
REDESCOBRINDO A FAZENDA DO POMBAL DIÁLOGOS ENTRE MEIO AMBIENTE, LAZER E PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
Kleber Sacramento Adao, Priscila Ferreira Vale, Telma Freitas Abreu

Última alteração: 2019-09-26

Resumo


Introdução/Conceituação. O presente trabalho relata um projeto desenvolvido no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) – Floresta Nacional de Ritápolis (FLONA), enquanto unidade de conservação e sítio histórico-arqueológico que abriga as ruínas da Fazenda do Pombal, local de nascimento do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir do movimento da Inconfidência Mineira, ocorrido no século XVIII na Capitania de Minas Gerais. Foram realizadas ações interdisciplinares direcionadas a escolares e comunidades circunvizinhas, voltadas à educação ambiental, ao ecoturismo e a revitalização do patrimônio histórico-natural. Tais ações objetivaram ainda fomentar o turismo no município de Ritápolis, território em que se encontra a citada reserva. São parceiros o Instituto Chico Mendes, a Prefeitura de Ritápolis e a Universidade Federal de São João del-Rei, por meio dos departamentos de Ciências Naturais, Ciências Sociais, Arquitetura, Educação Física
Palavras-chave: Floresta Nacional de Ritápolis. Lazer. Patrimônio histórico-ambiental.
Metodologia. O trabalho está sendo desenvolvido considerando-se os atrativos existentes na FLONA. As visitas são agendadas, a partir de grupos de 90 pessoas dividas em turmas de 30 pessoas. Estas são agrupadas em setores de vivências implementados na unidade, compostos de viveiro de plantas, espaço de recreação e educação ambiental (trilhas interpretativas), setor de patrimônio histórico (ruínas da sede da Fazenda do Pombal e sala de objetos e documentos históricos). Os visitantes realizam atividades nos setores citados acompanhados por monitores das áreas de Educação Física, Biologia, História e Arquitetura.



Resultados foram realizadas reuniões de trabalho entre bolsistas e supervisores visando levantamento do acervo histórico e natural e reordenamento do espaço arquitetural e paisagístico. Foram promovidas ações de visitação guiada com atividades de exposições temáticas, oficinas recreativas, dinâmicas junto à comunidade local proporcionando o conhecimento e a valorização deste território.

Conclusão/Considerações Finais. As ações tiveram como finalidade a transformação deste lugar em um espaço de produção e difusão de conhecimento e experiências. O envolvimento da comunidade vem se dando de forma crescente por meio da frequência ao local o que contribui para o estabelecimento de vínculos de pertencimento e de conscientização sobre a preservação deste patrimônio.

Referências
BRUHNS, Heloísa Turini. A busca pela natureza: turismo e aventura. Barueri,SP: Editora Manole, 2009.
CORNELL, Joseph. Vivências com a natureza: guia de atividades para pais e educadores. São Paulo: Aquariana,1998.
DOMINGUES, Ivan. Conhecimento e transdisciplinaridade. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
MARINHO, Alcyane e BRUHNS, Heloísa Turini. Turismo, lazer e natureza. São Paulo:Editora Manole, 2003.
SERRANO, Célia. (Org.) A educação pelas pedras: ecoturismo e educação ambiental. São Paulo: Chronos, 2000.
SCHWARTZ, Gisele Maria. (Org.) Aventuras na natureza: consolidando significados. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2006.