Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
A DANÇA COMO EXPERIÊNCIA DE LAZER: CASO DOS GRUPOS DE DANÇA DE ESPLANADA-BA
Dayane Ramos Dórea, Coriolano Pereira da Rocha Junior

Última alteração: 2019-09-26

Resumo


Esta pesquisa em andamento visa refletir sobre a importância da dança como experiência de lazer e possibilidade de ressignificação de valores, sentidos e símbolos, mediante práticas individuais e sociais das crianças e jovens que participam dos grupos de dança KDance e Safira Dance, da cidade de Esplanada-BA. Na dança, a educação pelo lazer, através de manifestações artísticas e culturais, contextualiza críticas sociais, imbuídas de uma oportunidade de diversão, com efeitos positivos no humor, no equilíbrio dos sentimentos, na autoestima, na interação social, refletindo positivamente no rendimento cognitivo, pessoal e na autoimagem individual. Logo, sua importância acadêmica é reconhecer a dança e o lazer enquanto elementos de construção social, fomentando atores sociais conscientes e protagonistas de suas próprias histórias, culturas e expressões corporais.