Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ESPAÇOS DE LAZER DA CIDADE
Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues, Priscilla Pinto Costa da Silva, Daniella Tschöke Santana

Última alteração: 2019-09-05

Resumo


Introdução: As cidades apresentam-se como um espaço em movimento constante, em que devem ser compreendidas e respeitadas as diferentes formas de vida no cotidiano urbano. O crescimento acelerado das cidades pode alterar o cotidiano e comprometer a qualidade de vida e experiências de lazer, uma vez que é possível perceber que as cidades vêm perdendo os espaços horizontais (RECHIA, 2003; SILVA et al., 2012). Assim, chama a atenção da discussão do fenômeno do lazer nos cursos de educação física, não apenas nas disciplinas teóricas, mas também no tocante a práxis no contexto do estágio supervisionado, espaço importante de articulação entre o conhecimento teórico e a aproximação do campo de trabalho/prática. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é discutir a importância do estágio em políticas públicas de lazer que ocorre no curso de Educação Física da Universidade Federal da Bahia. Metodologia:
O estágio possibilita os alunos discutirem e se aproximarem das possibilidades e barreiras encontradas nas políticas públicas de lazer da cidade, dentre elas as relacionadas aos espaços públicos disponíveis para essas vivências. Sendo assim, no semestre de 2017.2, surge o AFETO - Adote um Caminhante. O intuito do AFETO é que no período do estágio os alunos possam proporcionar à comunidade orientação e acompanhamento durante a realização de práticas corporais regular nos espaços públicos de lazer, mais especificamente no Dique do Tororó, na cidade de Salvador- BA. O projeto é realizado uma vez por semana e todos os alunos matriculado no estágio e alunos extensionistas participam. As atividades realizadas são caminhada, alongamento, slackline, bate papo com profissionais de outras áreas, como por exemplo, nutrição. Resultados: Até o momento, o AFETO atendeu a média de 60 pessoas, com idade acima dos 40 anos. Como resultado principal, ocorreu a socialização dos conhecimentos produzidos na universidade com os sujeitos envolvidos no projeto. Uma das limitações é o horário que o projeto é realizado, mesmo sendo no início da manhã, nem sempre os sujeitos participantes conseguem ser assíduos pela necessidade de atender à outras obrigações. No tocante aos alunos participantes, percebe-se a sensibilidade de compreender a dimensão dos espaços públicos de lazer e a importância da realização de projetos nesses espaços. Considerações Finais: Ao desenvolver o AFETO, pretende-se contribuir para avanços qualitativos na formação acadêmica nas intervenções nas comunidades, principalmente, aquelas que não tem acesso as políticas de lazer e saúde. Essas diferentes reflexões buscam estimular os alunos a construírem novas ideias e abordagens, no tocante as práticas corporais no contexto do espaço da cidade, ampliando o interesse e o engajamento de alunos e professores, no ensino, pesquisa e extensão, além de aproximar universidade-comunidade e o compartilhamento de saberes.