Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
ESPORTE E LAZER NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO DE SETE LAGOAS/MG
Gabriel Vitor de Melo Souza, Leonardo Toledo Silva, Luciana Lima Brandão

Última alteração: 2019-10-07

Resumo


No presente trabalho mapeamos as escolas estaduais no Município de Sete Lagoas/MG que possuem o Programa Novo Mais Educação (PNME) e investigamos os conteúdos culturais do lazer presentes no Programa, que é uma Política Pública federal de tempo integral, que possui dentre os objetivos a ampliação desses conteúdos. À medida que se avançavam às discussões sobre as políticas/direitos das crianças surge um movimento de se garantir a elas uma forma de ampliação dos seus conhecimentos contribuindo para uma formação complementar a da escola. Cria-se então o desejo ao desenvolvimento esportivo e ampliação das práticas e conteúdos do lazer, visão essa encontrada no PNME. As escolas podem aderir ao PNME de duas maneiras, a primeira sendo 5 horas complementares; por meio dessa adesão não há o desenvolvimento de atividades e oficinas de lazer no contraturno escolar, apenas o acompanhamento pedagógico e o reforço em disciplinas de português e matemática. Com isso, as oficinas somente serão realizadas por intermédio da adesão da segunda maneira, que corresponde a 15 horas complementares. Apesar de grande parte dos conteúdos ofertados pelo PNME serem direcionados às disciplinas até então citadas, há em seu projeto pedagógico o desenvolvimento de atividades em amplos campos culturais, como artes, esportes e lazer, com objetivo de conduzir os integrantes à expansão educacional. A coleta de dados para essa pesquisa foi realizada por meio de oficinas de desenhos, direcionadas aos alunos do período integral e regular das escolas mapeadas, com intuito de identificar como as vivências de esporte e lazer estão inseridas no PNME e se o Programa amplia as mesmas. Assim, para cada escola a oficina foi aplicada duas vezes, com duração média de vinte minutos por desenho, sendo dois para cada aluno. Propomos descobrir quais as vivências de esporte e lazer são aprendidas no programa a partir da construção de desenhos com o tema: “De quê você brinca na escola. O quê você brinca fora da escola”. Como forma de analisar os desenhos, optamos em trabalhar com as categorias de conteúdos culturais do lazer: artísticos, físicos, manuais, intelectuais, sociais, turísticos e virtuais. Ao realizar uma porcentagem proporcional ao número total de desenhos separados pelas devidas categoriais (Regular e PNME), os alunos do período regular demonstraram uma superioridade da diversidade dos desenhos e, ao excluir as categorias em que não houve a presença de interesses do lazer em ambas esferas e com exceção dos interesses físicos, totalizando as escolas, 12 categorias foram superiores nos alunos do período regular e em 9 categorias, os alunos do PNME foram superiores, quando comparados. Sendo assim, entendemos de maneira geral que os alunos do período regular possuem vivências de lazer mais amplas quando comparados com os alunos do PNME. Na maioria das escolas, a quantidade de desenhos incluídos nos interesses físicos foi superior pelos sujeitos do PNME e, consequentemente, uma menor frequência na diversidade dos conteúdos restantes. Cabe, portanto, pensar em novos estudos para aprofundar acerca dessa política pública, como possibilidade de concretizar e analisar outros fatores que nos levaram a essa conclusão.

Texto completo: XML