Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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ENVELHECIMENTO NA ERA DIGITAL: OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS IDOSOS E LAZER NO FACEBOOK
Renata Laudares Silva, Elisangela Gisele do Carmo, Nara Heloisa Rodrigues, Raiana Lídice Mor Fukushima, Giselle Helena Tavares, Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Gisele Maria Schwartz

Última alteração: 2019-09-30

Resumo


Introdução/Conceituação
Todas as ações no âmbito do ciberespaço deixam rastros que podem ser capturados para fins diversos, por meio de postagens e interações em redes sociais, mensagens de e-mail, publicações em blogs, entre outros. A hashtag representa uma ferramenta bastante utilizada nas redes sociais virtuais, como o Facebook®, para o rastreamento de informações e conteúdos variados, de forma aglutinada. No entanto, quando são focalizados temas específicos e amplos como os relacionados ao envelhecimento e ao lazer, surgem inquietações acerca de o formato e o teor das mensagens compartilhadas nessa rede, por meio dessas hashtags serem abrangentes para informar sobre temáticas tão complexas. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar os tipos de mensagens, fontes e conteúdos postados no Facebook® com as hashtags #envelhecimento e #lazer.
Palavras-chave: Lazer, Envelhecimento, Facebook, Hashtag
Metodologia: Esse estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, realizada no Facebook®, no dia 03 de julho de 2019. Os dados foram catalogados e analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, gerando 3 categorias criadas à posteriori: 1) formato dos posts, 2) fontes dos posts e, 3) conteúdo dos posts.
Resultados: Do total de 55 posts, apenas 49 versavam efetivamente sobre as temáticas propostas. Quanto à categoria 1), o formato evidenciou 21 posts de fotos/imagens, 10 fotos/álbuns, 9 fotos/montagens, 6 fotos/ilustrações, 2 vídeos e 1 link. Quanto à categoria 2) os posts eram originários de 13 fontes, sendo 6 fontes relacionadas à prestação de serviço e de convivência para idosos, com 30 posts, 4 fontes relativas à promoção de vida ativa, com 10 posts, 2 fontes divulgando conteúdos sobre envelhecimento, com 2 posts e 1 fonte voltada para o turismo personalizado para idosos, com 9 posts. Quanto à categoria 3) os conteúdos dos posts foram classificados mediante os interesses culturais do lazer, sendo que o físico-esportivo (n=10) e o manual (n=10) foram prevalentes, seguidos do conteúdo intelectual (n=9), do turístico (n=9), do artístico (n=7), do social (n=6) e do virtual (n=1). Os resultados indicam diversos tipos de formatos de posts, alguns contendo apenas textos e outros apenas imagens. As origens dos posts provinham, tanto de fontes pessoais, quanto de empresas e serviços voltados aos idosos. Os conteúdos disseminados nos posts contemplavam atividades ofertadas aos idosos, perpassando o universo dos interesses culturais do lazer, sendo os mais evidenciados: o físico-esportivo (atividade física e de estimulação cognitiva, práticas holísticas, jogos e brincadeiras) e o manual (artesanatos variados, pintura, colagem, confecção de bijuterias).
Conclusão/Considerações Finais: A análise das hashtags evidencia que os rastros digitais buscam fornecer incentivos, quer sejam visuais ou textuais, para que os idosos possam vivenciar com qualidade o tempo destinado ao lazer. Entretanto, a forma como as hashtags são criadas, pode, tanto direcionar para informações relevantes, como restringir a captação de outros elementos importantes, também pertencentes ao âmbito pluridimensional do lazer e do envelhecimento.

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