Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
Colônia de Férias na Universidade: Promoção da Cultura de Paz por meio do Lazer
Karine do Rocio Vieira dos Santos, Josafá Moreira da Cunha

Última alteração: 2019-10-09

Resumo


Este trabalho objetiva relatar o planejamento e execução de uma colônia de férias, promovida pelo Laboratório Interagir da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com outros grupos, como o Geplec – Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer Espaço e Cidade (Departamento de Educação Física/UFPR), e Jogarta (Associação Socioeducacional e de Entretenimento Jogarta), nas dependências do Campus Teixeira Soares da UFPR.
A construção do trabalho se deu a partir da vivência dos autores no evento descrito e seus diálogos com os participantes, dentre eles crianças, pais, mães e responsáveis, bolsistas em atuação, convidados do evento e em registros fotográficos realizados durante a colônia.
O planejamento da ação visou colocar em prática conceitos formulados no programa DIGA (Dialogue, Ignore, Ganhe Distância, Ache ajuda), Desenvolvidos pelo Laboratório Interagir em colaboração com a Templeton Foundation, que visa reunir “ escolas, famílias e comunidades para criar ambientes responsivos que ajudam crianças de 5 a 12 anos a lidar com o conflito proativamente e a acabar com o bullying e a vitimização entre pares.” (DIGA, 2019).
Com um grupo de trabalho de aproximadamente quinze pessoas, nos quais se incluíam convidados, bolsistas e docentes, organizamos seis pessoas para direcionar as crianças nas atividades, as demais tiveram tarefas específicas como momentos pontuais de atuação com as crianças e de staff.
Foram atendidas, aproximadamente trinta crianças e adolescentes que, ao chegarem na Universidade realizavam a confirmação de presença e seus responsáveis autorizavam a gravação de imagens das crianças e adolescentes. Ambos os dias da Colônia de férias seguiram cronogramas semelhantes. Enquanto as crianças chegavam eram acolhidas com os jogos analógicos trazidos pelos professores do Jogarta, Em seguida, numa roda inicial cantavam a música oficial do DIGA e realizavam uma brincadeira de integração. Em seguida ouviam uma história, sobre a qual as demais atividades do dia se relacionavam. Após esse momento o grupo de crianças e adolescentes se dividia em dois, um grupo, se dirigia a brincadeiras voltadas a cultura corporal do movimento, enquanto o outro às atividades artístico-criativas-manuais. Dessa forma nossa tentativa foi, a partir dessas manifestações culturais concretizar as ações defendidas no programa Diga de formas lúdicas, no tempo e espaço de lazer daquelas crianças.
A partir dos relatos das crianças e adolescentes foi possível perceber a aplicabilidade dos passos do DIGA, além disso houve a aproximação da Universidade da Comunidade, bem como o estreitamento dos princípios da educação pelo lazer (MARCELLINO,2000) à educação não formal, bem como a promoção de uma cultura da paz.

Referências

DIGA. O que é o DIGA Conviver? 2019. Disponível em: https://sembullying.com/ Acesso em 8 de agosto de 2019.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000

Texto completo: XML