Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
COMO SÃO FORMULADAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER? ENTREVISTA COM FUNDAÇÃO DE ESPORTE DE LONDRINA
Luiz Ricardo Luz, João Vitor Busquim Braga, Matheus Giuseppe Gamberini, Victor Hugo Alves Okazaki

Última alteração: 2019-09-02

Resumo


Eixo temático: Políticas e Gestão do Lazer
Classificação: Pesquisa Científica

Introdução/Conceituação
Participar ativamente da sociedade proporciona a implementação de políticas públicas de acordo com as demandas da sociedade e pode ser encorajada a partir de atividades de lazer. No entanto, ainda há falta de entendimento da população do direito ao desfruto do lazer e de seus benefícios, ao contrário do que ocorre em outras áreas relacionadas saúde, saneamento e educação. Todos estes fatores devem ser contemplados pelas políticas públicas governamentais. Todavia, o aparente antagonismo entre política e lazer, visto que a definição do primeiro mais se aproxima de um ‘controle’, ao passo que o segundo melhor se aproxima de ‘liberdade’, faz com que tenhamos que pensar políticas públicas de lazer por meio apenas de um viés de gestão. Partindo dessa ótica, faz-se necessária a compreensão de como o Município de Londrina têm se articulado para entender a necessidade da população e como são formuladas às políticas públicas de lazer e seus intuitos.

Palavras-chave: Lazer. Políticas Públicas. Gestão. Setor Público.

Metodologia
Será realizada uma pesquisa documental para levantamento de dados da Fundação de Esporte de Londrina, Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Londrina e Prefeitura de Londrina. O levantamento das informações referente à formulação de políticas públicas no munícipio ocorrerá por meio de entrevista semiestruturada para discorrer sobre ações, com abordagem qualitativa, com o intuito de transcrever informações sobre o setor público responsável pela elaboração das políticas públicas. Os assuntos abordados na entrevista serão fundamentados por meio de pesquisa bibliográfica.

Resultados
O estudo possibilitará compreender como será a atuação do recente criado Conselho Municipal de Esporte e Lazer, de qual maneira é realizada a gestão do lazer dentro de uma Autarquia e quais poderão ser os problemas de o lazer ter sua responsabilidade terceirizada, quando a Prefeitura deveria assumir às ações.

Conclusão/Considerações Finais
Espera-se que os projetos como o Programa de Revitalização de Praças e Espaços Públicos da Prefeitura de Londrina e o Projeto Esporte para Toda Vida da Fundação de Esporte de Londrina, tenham planejamento de atividades e que seja destinado profissionais aos locais para que possam contribuir com a sociedade na maneira efetiva de apropriação dos espaços públicos.

Referências

CAVALCANTI, B. S.; RUEDIGER, A. A.; SOBREIRA, R. (Org.). Desenvolvimento e construção nacional: políticas públicas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. 212p.

GOMES, C. L. Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte : Autêntica, 2014.

STAREPRAVO, F. A. et al, Programa “Esporte e Lazer da Cidade”: onde o político/burocrático e o científico/acadêmico se encontram?, Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 24, n. 1, p. 23–34, 2018.

Texto completo: XML