Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
PROJETO CORPO EM MOVIMENTO COMO AGENTE DE MUDANÇA NA ROTINA ESCOLAR
Marcelo Andrade Silva, Tatiana Corona Espinosa, Antonio dos Santos Gomes Filho

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


Para Souza Júnior (2001) a escola se utiliza de componentes curriculares para sistematização dos conteúdos, devendo permitir uma reflexão da dimensão cultural com outros elementos para uma formação integral. Neste mesmo sentido Betti (1992), nos traz que a formação integral implica em valores e metas. Silva e Silva (2014) alerta para a crescente utilização de meios tecnológicos, que vão de uma simples pesquisa para conhecimento de determinado espaço até mesmo para a mediação das relações sociais, ampliando cada vez mais o período em que os alunos utilizam computadores e smartphones, gerando assim o desinteresse do educando nas atividades, inclusive as propostas no ambiente escolar, pois muitas vezes a consideram monótonas e repetitivas.
Diante desse cenário é elaborado o Projeto Corpo em Movimento para compor o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Praia Grande/SP, com o objetivo de promover o conhecimento dos aspectos relacionados à saúde de forma autônoma através das práticas corporais. A proposta ocorre de maneira interdisciplinar com a participação do professor regente e de Educação Física, os temas propostos são: postura, alimentação, higiene pessoal, hidratação, sedentarismo e importância da atividade física, sendo que ao fim de cada trimestre um circuito é elaborado com as temáticas trabalhadas naquele período, gerando assim uma mudança na rotina escolar através do lazer.
O presente relato é fruto do primeiro circuito, sendo denominado Gincana Corpo em Movimento, contou com a participação de 432 alunos, distribuídos entre os 2º e 4º anos do ensino fundamental. A atividade contou com 6 estações, sendo que cada uma objetivou a vivência dos temas trabalhados através das práticas corporais e ludicidade. O resultado da interação dos alunos em cada estação gerou um resultado por sala de aula, gerando assim uma situação de cooperação entre os membros da mesma sala e competitiva entre as demais, garantindo de certa forma o empenho e participação de todos. Ao final da atividade as salas por ciclo com os melhores resultados receberam um certificado.
A avaliação da atividade ocorreu em 3 etapas: 1ª de forma individual através de registros realizado pelos professores nos quesitos cooperação, responsabilidade na realização das tarefas e a independência na atuação das atividades propostas, 2ª de forma coletiva com os resultados obtidos na somatórias das estações por série/ano, e 3ª através de com uma ficha de avaliação preenchida pelo aluno que objetivou registrar sua opinião sobre a gincana e atividades. As avaliações serão utilizadas para a elaboração das demais propostas de intervenção para as temáticas quanto para as atividades trimestrais.