Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
ENTRE GERAÇÕES: A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERGERACIONAIS NO TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS, NO SESC DOCA EM BELÉM - PA
Ana Karolina Lima de Mendonça, Brenda Kellen Gomes Vasconcelos, Raimunda Antônia da Cruz Lima

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


A temática intergeracional apresenta-se como estratégia de aproximação das gerações, como forma de rompimento sob ideias equivocadas frente ao envelhecimento e os distanciamentos etários provenientes do senso comum que tendem a reproduzir ideias pré-concebidas sobre a velhice, permeadas de conotações pejorativas.
Este trabalho reafirma a importância das relações intergeracionais em grupos de convivência. O interesse pela pesquisa surgiu durante o desenvolvimento das oficinas no Trabalho Social com Idosos. A pesquisa teve como metodologia para a construção deste trabalho, a aplicação de questionários semi-estruturados com jovens e idosos com idade de 16 a 81 anos, todos envolvidos em atividades intergeracionais, e das observações dessas interações, considerando que oficinas de caráter lúdico podem se constituir como um dos caminhos para a superação de conflitos entre gerações, ao promoverem a formação de amizades entre velhos e moços e o desenvolvimento de uma cultura intergeracional solidária. O objetivo desse trabalho é suscitar a pesquisa, promover o debate a respeito das relações intergeracionais entre jovens através do voluntariado e participação ativa dos idosos e seus familiares. A implementação dessa proposta contribuirá para que os idosos do Grupo possam ter mais atenção e respeito, ser mais participativos e recebam mais afeto por parte dos jovens.

Texto completo: XML