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A INTERNET COMO MEDIADORA PARA O ACESSO ÀS ATIVIDADES DO CONTEXTO DO LAZER DE IDOSOS
Última alteração: 2019-09-11
Resumo
Introdução/Conceituação
A sociedade mundial está enfrentando uma grande mudança na estrutura da população, derivada de melhores condições de saúde e qualidade de vida (MENDES, 2018). Cada vez mais, o ambiente digital e a familiaridade com este universo de inovações, como a internet, ganharam espaço e interesse, inclusive dos idosos (LOLLI; MAIO, 2015). No Brasil, grande parte desta população já tem acesso à internet, devido à rápida disseminação das Tecnologias de Informação de Comunicação (TIC) e das oportunidades ofertadas a cada dia na área tecnológica (GOMES, 2018). O lazer virtual (SCHWARTZ, 2003) é uma realidade e a infinidade de ofertas de atividades do contexto do lazer disponíveis na internet, o idoso, principalmente após a fase de aposentadoria, tende a procurar este meio eletrônico, a fim de se atualizar e buscar entretenimento, ocasionando uma demanda específica desta população (SANTIAGO, SCHWARTZ, KAWAGUTI, 2015). Porém, ainda que este interesse seja crescente nos últimos anos, bem pouco se conhece a respeito dos principais interesses dos idosos, no que tange às atividades do âmbito do lazer vivenciadas no ambiente virtual. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi apresentar as atividades do contexto do lazer mais procuradas e acessadas via internet por idosos.
Palavras-chave: Lazer, Idosos ou Envelhecimento. Tecnologias de Informação e Comunicação. Internet.
Metodologia
Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, para a qual foi constituída uma amostra aleatória composta por 20 participantes, com predominância do gênero feminino, aposentados e residentes em um município do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foi aplicada uma entrevista estruturada composta por dados sociodemográficos (idade e escolaridade) e quatro perguntas abertas (sobre as TIC e a internet), as quais foram devidamente gravadas em conteúdo de áudio, para posterior análise qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo.
Resultados
A análise da amostra indicou uma mediana e o intervalo interquartílico de idade dos participantes de 68,5/65,0-72,0 anos e de escolaridade 12,5/11,4-14,4. Dentre as atividades on-line relatadas, entre as mais utilizadas pelos idosos, destacaram-se: (1) ler jornais e páginas de notícias (40%), (2) acessar blogs e canais na plataforma Youtube direcionados ao artesanato e receitas diversas (30%), (3) acessar sites com passatempos (10%), (4) ler e escrever e-mails (10%), e (5) visitar sites de museus e locais do mundo, os quais pretendiam visitar e conhecer pessoalmente (10%). A partir desses resultados, observou-se que a maioria possui interesse em se atualizar mediante notícias globais, como também, acessar vídeos com conteúdos de trabalhos manuais, como uma alternativa de passatempo. Outra constatação é que, apesar do número limitado da amostra, as faixas etárias, as quais mais acessavam e tinham este acesso às TIC, eram as de idosos entre 60 e 70 anos, sugerindo a baixa utilização por parte dos idosos mais velhos.
Conclusão/Considerações Finais
O estudo demonstrou que os usuários idosos tendem a se interessar por atividades que compõem conteúdos intelectivos e também relacionados aos manuais. Ressalta-se o alcance da utilização das tecnologias na vida do idoso e, portanto, reitera-se a importância de programas voltados a inserção das TIC, especialmente, a fim de evitar o isolamento social e contribuir para o envelhecimento ativo. Sugerem-se, além do contexto tecnológico, incentivos de vivências abordando os demais conteúdos culturais do lazer, como possível proposta no que se refere à atuação do Profissional de Educação Física.
A sociedade mundial está enfrentando uma grande mudança na estrutura da população, derivada de melhores condições de saúde e qualidade de vida (MENDES, 2018). Cada vez mais, o ambiente digital e a familiaridade com este universo de inovações, como a internet, ganharam espaço e interesse, inclusive dos idosos (LOLLI; MAIO, 2015). No Brasil, grande parte desta população já tem acesso à internet, devido à rápida disseminação das Tecnologias de Informação de Comunicação (TIC) e das oportunidades ofertadas a cada dia na área tecnológica (GOMES, 2018). O lazer virtual (SCHWARTZ, 2003) é uma realidade e a infinidade de ofertas de atividades do contexto do lazer disponíveis na internet, o idoso, principalmente após a fase de aposentadoria, tende a procurar este meio eletrônico, a fim de se atualizar e buscar entretenimento, ocasionando uma demanda específica desta população (SANTIAGO, SCHWARTZ, KAWAGUTI, 2015). Porém, ainda que este interesse seja crescente nos últimos anos, bem pouco se conhece a respeito dos principais interesses dos idosos, no que tange às atividades do âmbito do lazer vivenciadas no ambiente virtual. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi apresentar as atividades do contexto do lazer mais procuradas e acessadas via internet por idosos.
Palavras-chave: Lazer, Idosos ou Envelhecimento. Tecnologias de Informação e Comunicação. Internet.
Metodologia
Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, para a qual foi constituída uma amostra aleatória composta por 20 participantes, com predominância do gênero feminino, aposentados e residentes em um município do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foi aplicada uma entrevista estruturada composta por dados sociodemográficos (idade e escolaridade) e quatro perguntas abertas (sobre as TIC e a internet), as quais foram devidamente gravadas em conteúdo de áudio, para posterior análise qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo.
Resultados
A análise da amostra indicou uma mediana e o intervalo interquartílico de idade dos participantes de 68,5/65,0-72,0 anos e de escolaridade 12,5/11,4-14,4. Dentre as atividades on-line relatadas, entre as mais utilizadas pelos idosos, destacaram-se: (1) ler jornais e páginas de notícias (40%), (2) acessar blogs e canais na plataforma Youtube direcionados ao artesanato e receitas diversas (30%), (3) acessar sites com passatempos (10%), (4) ler e escrever e-mails (10%), e (5) visitar sites de museus e locais do mundo, os quais pretendiam visitar e conhecer pessoalmente (10%). A partir desses resultados, observou-se que a maioria possui interesse em se atualizar mediante notícias globais, como também, acessar vídeos com conteúdos de trabalhos manuais, como uma alternativa de passatempo. Outra constatação é que, apesar do número limitado da amostra, as faixas etárias, as quais mais acessavam e tinham este acesso às TIC, eram as de idosos entre 60 e 70 anos, sugerindo a baixa utilização por parte dos idosos mais velhos.
Conclusão/Considerações Finais
O estudo demonstrou que os usuários idosos tendem a se interessar por atividades que compõem conteúdos intelectivos e também relacionados aos manuais. Ressalta-se o alcance da utilização das tecnologias na vida do idoso e, portanto, reitera-se a importância de programas voltados a inserção das TIC, especialmente, a fim de evitar o isolamento social e contribuir para o envelhecimento ativo. Sugerem-se, além do contexto tecnológico, incentivos de vivências abordando os demais conteúdos culturais do lazer, como possível proposta no que se refere à atuação do Profissional de Educação Física.