Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
A INTERNET COMO MEDIADORA PARA O ACESSO ÀS ATIVIDADES DO CONTEXTO DO LAZER DE IDOSOS
Raiana Lídice Mór Fukushima, Elisangela Gisele do Carmo, Renata Laudares Silva, Reisa Cristiane de Paula Venancio, Nara Heloisa Rodrigues, José Pedro Scarpel Pacheco, Pollyanna Natalia Micali, José Luiz Riani Costa, Gisele Maria Schwartz

Última alteração: 2019-09-11

Resumo


Introdução/Conceituação
A sociedade mundial está enfrentando uma grande mudança na estrutura da população, derivada de melhores condições de saúde e qualidade de vida (MENDES, 2018). Cada vez mais, o ambiente digital e a familiaridade com este universo de inovações, como a internet, ganharam espaço e interesse, inclusive dos idosos (LOLLI; MAIO, 2015). No Brasil, grande parte desta população já tem acesso à internet, devido à rápida disseminação das Tecnologias de Informação de Comunicação (TIC) e das oportunidades ofertadas a cada dia na área tecnológica (GOMES, 2018). O lazer virtual (SCHWARTZ, 2003) é uma realidade e a infinidade de ofertas de atividades do contexto do lazer disponíveis na internet, o idoso, principalmente após a fase de aposentadoria, tende a procurar este meio eletrônico, a fim de se atualizar e buscar entretenimento, ocasionando uma demanda específica desta população (SANTIAGO, SCHWARTZ, KAWAGUTI, 2015). Porém, ainda que este interesse seja crescente nos últimos anos, bem pouco se conhece a respeito dos principais interesses dos idosos, no que tange às atividades do âmbito do lazer vivenciadas no ambiente virtual. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi apresentar as atividades do contexto do lazer mais procuradas e acessadas via internet por idosos.
Palavras-chave: Lazer, Idosos ou Envelhecimento. Tecnologias de Informação e Comunicação. Internet.
Metodologia
Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, para a qual foi constituída uma amostra aleatória composta por 20 participantes, com predominância do gênero feminino, aposentados e residentes em um município do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foi aplicada uma entrevista estruturada composta por dados sociodemográficos (idade e escolaridade) e quatro perguntas abertas (sobre as TIC e a internet), as quais foram devidamente gravadas em conteúdo de áudio, para posterior análise qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo.
Resultados
A análise da amostra indicou uma mediana e o intervalo interquartílico de idade dos participantes de 68,5/65,0-72,0 anos e de escolaridade 12,5/11,4-14,4. Dentre as atividades on-line relatadas, entre as mais utilizadas pelos idosos, destacaram-se: (1) ler jornais e páginas de notícias (40%), (2) acessar blogs e canais na plataforma Youtube direcionados ao artesanato e receitas diversas (30%), (3) acessar sites com passatempos (10%), (4) ler e escrever e-mails (10%), e (5) visitar sites de museus e locais do mundo, os quais pretendiam visitar e conhecer pessoalmente (10%). A partir desses resultados, observou-se que a maioria possui interesse em se atualizar mediante notícias globais, como também, acessar vídeos com conteúdos de trabalhos manuais, como uma alternativa de passatempo. Outra constatação é que, apesar do número limitado da amostra, as faixas etárias, as quais mais acessavam e tinham este acesso às TIC, eram as de idosos entre 60 e 70 anos, sugerindo a baixa utilização por parte dos idosos mais velhos.
Conclusão/Considerações Finais
O estudo demonstrou que os usuários idosos tendem a se interessar por atividades que compõem conteúdos intelectivos e também relacionados aos manuais. Ressalta-se o alcance da utilização das tecnologias na vida do idoso e, portanto, reitera-se a importância de programas voltados a inserção das TIC, especialmente, a fim de evitar o isolamento social e contribuir para o envelhecimento ativo. Sugerem-se, além do contexto tecnológico, incentivos de vivências abordando os demais conteúdos culturais do lazer, como possível proposta no que se refere à atuação do Profissional de Educação Física.