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DIVERSIDADE DE USOS DOS JOGOS DE TABULEIRO: REFLEXÕES SOBRE AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Última alteração: 2019-09-04
Resumo
Os jogos de tabuleiros têm sido apontados, na literatura, como uma ferramenta interessante de trabalho, que pode ser utilizada em diferentes contextos como: hospitais, escolas, clínicas de saúde e hotéis. Os jogos de tabuleiro se apresentam com regras pré-estabelecidas para se alcançar um determinado fim. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo investigar as percepções dos alunos de uma turma de Bacharelado em Educação Física, de uma universidade pública do estado de Santa Catarina, sobre a utilização dos jogos de tabuleiro em uma disciplina de Recreação e Lazer. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa dos dados. Participaram do estudo 20 alunos matriculados na referida disciplina, sendo 12 homens e 8 mulheres, com idades entre 19 e 27 anos. Os participantes, após vivenciarem os jogos de tabuleiro: Reverse, Quarto, Códice e Torremoto, responderam a um questionário sobre a experiência; sobre possibilidades da sua utilização, bem como objetivos esperados e alcançados com a prática. As respostas foram organizadas com auxílio do software Excel e analisadas por meio de métodos mistos, uma vez que a coleta de dados envolveu a combinação entre dados qualitativos (perguntas abertas) e quantitativos (respostas fechadas). Dez dos vinte participantes (50%) mencionaram que utilizam jogos no seu cotidiano; no entanto, 65% dos participantes não possuíam experiência anterior com esses jogos especificamente. Sobre os jogos utilizados, 85% dos participantes os classificaram como ótimos e os demais como bons. Em relação aos objetivos esperados na vivência com os jogos, destacam-se: a diversão, o brincar e o lúdico, mencionados por 16 dos participantes, seguidos por lazer, interação e aprendizado, ambos com oito menções cada. Foram citados, também, outros objetivos, como: concentração, competitividade, curiosidade e dinamicidade. Todos os participantes relataram ter alcançado seus objetivos durante a utilização dos jogos de tabuleiro. No que se refere aos sentimentos despertados, durante a vivência, os alunos citaram: alegria e entusiasmo, mencionados 11 vezes, seguidos de competitividade com oito menções e desafio com seis. Acerca dos conhecimentos adquiridos sobre os jogos de tabuleiro e suas aplicações, a partir da vivência ofertada, 17 participantes disseram que pretendem utilizá-lo em algum contexto e três não souberam responder. Desses 17, 11 alunos pretendem utilizar os conhecimentos sobre jogos de tabuleiro no contexto do lazer, com a rede social próxima, amigos e família, os outros seis se referiram ao possível uso no contexto profissional, adequando a proposta a cada realidade, considerando a faixa etária, o espaço e outros elementos. Os resultados obtidos permitiram constatar a satisfação dos alunos em identificarem a possibilidade de utilização dos jogos de tabuleiro em diferentes contextos, com diferentes públicos. Nesse sentido, para além de uma fértil oportunidade de vivência lúdica em uma disciplina de graduação, relacionada à recreação e ao lazer, evidencia-se a versatilidade dos jogos de tabuleiro, que podem ser uma possibilidade fértil e inovadora, no trabalho e no lazer. Assim, salienta-se a importância de iniciativas que proporcionem momentos de vivência e aprendizagem com os jogos de tabuleiro, durante a formação inicial, pois podem contribuir com a difusão e valorização dos mesmos.
Palavras-chave: Jogos de tabuleiro. Educação Física. Lúdico. Lazer. Formação.
Palavras-chave: Jogos de tabuleiro. Educação Física. Lúdico. Lazer. Formação.
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