Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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TRILHA ECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Milena Ketzer Caliendo dos Reis, Francine Stein, Lais Mendes Tavares, Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Alcyane Marinho

Última alteração: 2019-10-09

Resumo


Eixo temático: Lazer, formação e atuação profissional
Classificação: Relato de experiência

As atividades de aventura possuem como características o risco controlado, a imprevisibilidade e não requerem treinamentos prévios e intensivos, bem como não balizam os participantes por suas condições físicas limitantes, ou mesmo idade avançada. A realização de atividades deste tipo em ambientes diversificados pode consolidar o desenvolvimento de diferentes estratégias de ensino, fazendo com que as aulas se tornem mais agradáveis e significativas para o aprendizado. Destaca-se, assim, a busca por espaços inovadores de ensino, com a adoção de metodologias ativas, em que os alunos são colocados como atores principais, valorizando a estimulação da criatividade e participação na construção diferentes debates e discussões. Esta metodologia pode ser considerada um forte potencializador pedagógico, ultrapassando métodos tradicionais de ensino-aprendizagem, limitando-se aos muros da universidade. Partindo dessas premissas, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência promovida a 17 pós-graduandos de uma universidade pública de Santa Catarina. Trata-se de uma visita técnica à cidade de São Pedro de Alcântara (SC), em junho de 2019, ocorrida no contexto de duas disciplinas de um programa de um pós-graduação. Na visita, o grupo pôde conhecer a cidade e contemplar sua vegetação, cercada de colinas e regada por cachoeiras e cascatas, realizando uma trilha ecológica, a qual vislumbrou reequilíbrio físico e emocional, culminando no encerramento das disciplinas, com uma avaliação das atividades do semestre e uma confraternização final, além de contribuírem com o turismo local. Situado a 32 quilômetros da Capital, o município visitado foi a primeira colônia alemã do estado de Santa Catarina e fundamenta sua economia no turismo ecológico e rural, além da produção de cana de açúcar e diversos hortifrutis. Por meio de uma roda de conversa, promovida ao final das atividades, todos os participantes puderam se manifestar sobre suas percepções acerca da estratégia pedagógica utilizada e, por meio de seus relatos, demonstraram satisfação em encerrar as atividades curriculares de forma diferente da tradicional. Também foi possível notar o despertar do interesse dos alunos em realizar outras ações relacionadas ao lazer e ao turismo ecológico. Pode-se considerar que oportunidades como essas são capazes de estimular o convívio social, aliando a prática de atividade física e a descontração. A vivência transcendeu os objetivos específicos das disciplinas as quais se destinam, oportunizando aos alunos e professores envolvidos momentos de contemplação e relaxamento junto à natureza. Para além disso, estimulou a reflexão sobre distintas situações, que, por sua vez, despertaram diferentes sensações e emoções, vivenciadas coletivamente, para além dos muros da universidade.

Palavras-chave: Pós-graduação. Trilha. Confraternização. Lazer. Turismo ecológico.

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