Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
PROJETO "DIA DA ESCOLA NO PARQUE": ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS PÚBLICOS COMO OPORTUNIDADE DE EDUCAÇÃO E LAZER.
Rafael Santos Fragoso

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


Introdução/Conceituação: Segundo Pacheco (2016) os parques urbanos, imersos nas cidades contemporâneas, apresentam-se como espaços potenciais de encontro intercultural educativo. No entanto, observa-se que as políticas educacionais desconsideram suas potencialidades ao não estabelecer propostas à integração entre escolas e parques visando o desenvolvimento sociocultural. Em 2009, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo criou o programa "cultura é currículo", com os objetivos de: democratizar o acesso à equipamentos, bens e produções culturais que constituíam o patrimônio cultural para formação plural e inserção social; Fortalecer o ensino através de novas possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, criando situações de ensino. Estimular e desenvolver a aprendizagem através de interações significativas entre o aluno e o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, com ampliação da experiência curricular. Após sete anos, este programa foi substituído pelo "cultura ensina", que favorece as visitas à espaços culturais, porém não contempla parques, como o anterior. Assim, este trabalho visa evidenciar a importância dos parques públicos como instrumento metodológico de ensino-aprendizagem e suas repercussões socioculturais em seus alunos.

Palavras-chave: Educação. Parques. Lazer. Capoeira.

Metodologia: Pesquisa qualitativa de abordagem pesquisa-ação realizada entre agosto e setembro/2018 e divididas em duas fases com alunos dos terceiro, quarto e quinto anos do ensino fundamental I (N=100) de uma instituição de ensino localizada em Cidade Tiradentes, na região extremo-leste da cidade de São Paulo/SP. O projeto foi apresentado em aula de trabalho pedagógico coletivo para sugestões/modificações. Assim, foi aprovado e encontra-se registrado na instituição. Na primeira fase, em agosto, os alunos receberam aulas de capoeira referentes aos movimentos corporais, instrumentos e cantos na disciplina de Educação Física, em duas aulas semanais de 45 minutos. A segunda fase, realizada em setembro, durante dois dias, constituiu-se de atividades extramuros, Para inclusão nesta fase, os alunos deveriam apresentar autorização por escrito dos pais ou responsáveis, que também foram convidados, e vacina atualizada contra febre amarela. Participaram 54 alunos e 10 pais. O local visitado foi o parque da Consciência Negra, localizado próximo à instituição. Para cada dia de atividade, inicialmente formou-se uma roda de capoeira com duração de 40 minutos, em seguida uma caminhada para que pudessem conhecer o local e, exploração lúdica das estruturas oferecidas.

Resultados: Durante as atividades, os alunos foram questionados sobre se conheciam o parque e sua origem. Destes, 20% nunca tinham ido ao parque visitado. Após as atividades, houve repercussões positivas nos discentes relativas à autoestima e valorização pessoal. Além disso, devido ao projeto, os alunos apresentaram uma roda de capoeira em evento da Diretoria Regional de Ensino (São Paulo/SP).

Conclusão/Considerações Finais: O programa atual da secretaria da educação para visitas aos espaços públicos de cultura, não contempla parques. Assim, há necessidade de políticas públicas educacionais que valorizem as visitas aos parques e os considerem como instrumento de educação e cidadania. Os estudantes que participaram das visitas relataram boas experiências socioculturais. Propõem-se a criação de um programa contínuo para vivencias dos estudantes em parques públicos, transformando-os em instrumento de ensino-aprendizagem.


Referências:

PACHECO, Reinaldo Tadeu Boscolo. Lazer e cidades: protagonismos e antagonismos nas lutas por espaço. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo, n. 2, p. 92-103, 2016.

SÃO PAULO (Estado). Resolução S.E19, de 13 de março de 2009. Institui o programa cultura é currículo. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/19_09.HTM?Time=16/05/2019%2004:50:46. Acesso em 24 set. 2018.

__________________. Resolução S.E 47, de 25 de julho de 2018. Institui o Programa Cultura Ensina e dá providências correlatas. Disponível em: https://publicadoeducacao.wordpress.com/2018/07/26/resolucao-se-47-2018-institui-o-programa-cultura-ensina-e-da-providencias-correlatas/. Acesso em 24 set. 2018.

SÃO PAULO (Município). Guias dos parques municipais de São Paulo, vol. 2, São Paulo, São Paulo, 2010.

TRIPP. David. Pesquisa ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n.3, p 443-466, set/dez. 2005.