Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
A PESQUISA MATRICIAL SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EM LAZER E ESPORTE NA BAHIA: CONTRIBUIÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.
anália de jesus moreira

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


Este artigo tem por objetivo relatar as diretrizes, passos, avanços e dificuldades encontradas para a pesquisa sobre políticas públicas de Lazer e Esportes desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e Lazer da Rede CEDES-Bahia no âmbito da Universidade Federa do Recôncavo da Bahia, UFRB, parceira da pesquisa. O período compreende os meses de março de 2016 a novembro de 2018 nos territórios de identidade abrangidos para a ação da UFRB. A metodologia envolveu levantamento da densidade populacional de cada município e sua relação com as políticas públicas de Esportes e de Lazer. Como se trata de uma sondagem inicial, primeira parte da pesquisa matricial, realizamos uma pesquisa pelos sites das prefeituras, além de páginas particulares e blogs. O texto foi complementado por referenciais teóricos das áreas de Lazer e Esportes, a exemplo de DUMAZEDIER (2008); MARCELLINO (2003) e GOMES (2003). Como resultados, tivemos a sistematização de dados sobre lazer e esportes nos territórios sob a responsabilidade da UFRB, concluindo ser de grande importância a participação desta universidade em pesquisa matricial sobre esporte e lazer na Bahia.