Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO DOS EQUIPAMENTOS DE LAZER, EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA PARA PESQUISAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA: O CASO DA CIDADE DE AMARGOSA-BA.
anália de jesus moreira

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


Este artigo é resultado de projeto de extensão desenvolvido no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, no Campus de Amargosa. Tem por objetivo relatar o levantamento e acompanhamento das áreas de espaço, lazer, educação e esportes da cidade com a finalidade de detalhar os potenciais equipamentos específicos e não específicos e, desta forma, contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas para estes setores. Pela complexidade e dificuldades de compreensão do lazer como direito constitucional, este levantamento mostra, de forma parcial, o bom potencial da cidade para a realização de eventos, atividades e programas de esporte, lazer e educação que contemplem ações comunitárias e acadêmicas da UFRB. A metodologia adotada foi o levantamento dos espaços com ajuda do Plano Diretor da Cidade e uma revisão dos significados de lazer no tempo presente. Nossas referências foram construídas por escritas que versam sobre lazer, esportes, cultura e educação, a exemplo de DUMAZEDIER (2008); MARCELLINO (2003,2008); TEIXEIRA (2008); SANTOS (2005) e FRIGOTTO (2003). Como resultados, temos um levantamento parcial dos espaços de lazer, esportes, cultura e educação na cidade de Amargosa, publicação de artigos sobre o projeto desenvolvido na UFRB e reflexões que demandam tempo para a continuidade e refinamento da pesquisa visando novos estudos sobre estes temas.