Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS DE LAZER PARA A TERCEIRA IDADE
FABIANA KADOTA PEREIRA

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


Já dizia Tom Jobim, “é impossível ser feliz sozinho”. E a frase, eternizada em uma clássica canção, se aplica à população idosa que, graças aos avanços da medicina, tem crescido consideravelmente em todo o mundo.
Para que essa longevidade ganhe em qualidade – e não se caracterize apenas pela quantidade de anos a mais de vida – é necessário que este tempo precioso seja preenchido com felicidade. A felicidade na terceira idade depende de diversos fatores, mas certamente o acesso a práticas de lazer, que proporciona a convivência social, é um dos mais importantes. Relacionar-se, seja amorosamente com um (a) parceiro (a), saudavelmente com a família ou simplesmente socialmente com outras pessoas é determinante para o nível de qualidade de vida da população idosa.
O objetivo geral deste estudo foi analisar a influência que as práticas de lazer exercem na qualidade de vida e saúde dos idosos. Os objetivos específicos foram: a) descrever algumas opções de lazer disponíveis para a terceira idade; b) analisar como estas opções contribuem, na prática, para a melhora da qualidade de vida da terceira idade. O presente estudo é de cunho qualitativo e foi realizado a partir de revisão de literatura.
A título de conclusão, verificou-se que as práticas de lazer influenciam diretamente na qualidade de vida e saúde do idoso e que este mercado está em expansão, ofertando diversas opções voltadas exclusivamente a este público.