Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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A formação profissional do Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo (Campus Avaré)
Luciana Pereira de Moura Carneiro, Raquel Marrafon Nicolosi, Adriana de Menezes Tavares

Última alteração: 2019-10-10

Resumo


Este artigo pretende refletir sobre a formação profissional oferecida no Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Avaré). Os objetivos específicos são: a) conhecer o perfil e a inserção profissional dos egressos do curso; b) analisar as principais competências que o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) propõe desenvolver no discente; c) propor medidas concretas que aproximem a formação técnica oferecida pela instituição às demandas do mercado de trabalho local. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica em bases de dados como Web of Science e Scielo, além de livros e documentos que abordam a questão da profissionalização na área de Hospitalidade e Lazer. Para a coleta dos dados primários, aplicou-se um questionário via Google Forms com sete alunos da primeira turma formada, bem como análise de conteúdo das ementas dos 10 componentes curriculares da área técnica do curso. Com o desenvolvimento da pesquisa, conclui-se que o Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do IFSP (Campus Avaré) deve priorizar práticas e reflexões, distribuir a carga horária técnica de forma equitativa nos três anos, desenvolver projetos interdisciplinares, aumentar a quantidade de convênios de estágios e visitas técnicas, entre outras ações que proporcionem uma formação crítica, criativa e reflexiva do aluno.