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A formação profissional do Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo (Campus Avaré)
Última alteração: 2019-10-10
Resumo
Este artigo pretende refletir sobre a formação profissional oferecida no Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Avaré). Os objetivos específicos são: a) conhecer o perfil e a inserção profissional dos egressos do curso; b) analisar as principais competências que o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) propõe desenvolver no discente; c) propor medidas concretas que aproximem a formação técnica oferecida pela instituição às demandas do mercado de trabalho local. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica em bases de dados como Web of Science e Scielo, além de livros e documentos que abordam a questão da profissionalização na área de Hospitalidade e Lazer. Para a coleta dos dados primários, aplicou-se um questionário via Google Forms com sete alunos da primeira turma formada, bem como análise de conteúdo das ementas dos 10 componentes curriculares da área técnica do curso. Com o desenvolvimento da pesquisa, conclui-se que o Curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio do IFSP (Campus Avaré) deve priorizar práticas e reflexões, distribuir a carga horária técnica de forma equitativa nos três anos, desenvolver projetos interdisciplinares, aumentar a quantidade de convênios de estágios e visitas técnicas, entre outras ações que proporcionem uma formação crítica, criativa e reflexiva do aluno.