Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
COLÔNIA “FARRA NAS FÉRIAS DA FEF/UNICAMP” 2019
Olivia Cristina Ferreira Ribeiro, Isabela Virgínia Sestari, Gabriel Alves

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


Introdução
O ‘Farra nas Férias’ é um programa de extensão universitária que se caracteriza por uma colônia de férias temática da Faculdade de Educação Física, da Universidade Estadual de Campinas (FEF/Unicamp) e é oferecida aos filhos de funcionários. O ‘Farra nas Férias’ na FEF no ano de 2019 esteve em sua 12ª edição e contou com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais. Teve como tema central “Brincar, jogar, recordar e celebrar” e o propósito de proporcionar vivências de jogos e brincadeiras tradicionais infantis, africanos e indígenas, entre outras. A inclusão dessas atividades tinham o objetivo de refletir sobre a população que as crianças iriam conviver na Unicamp (pois houve o ingresso de estudantes por meio de cotas étnico-raciais e indígenas) e compreender a importância de respeitar a diversidade que estaria mais representada no campus. Atendeu a um grupo de 40 crianças (6 a 12 anos) por semana, média de 160 crianças durante o período de execução da colônia (08 a 31/01/2019). Um dos critérios para as crianças participarem é o fator socioeconômico e a maioria das crianças que participa não tem condições financeiras de viajar nesse período. Marcellino (2013) aponta que é necessário minimizar as barreiras sociais para o lazer e esse programa é uma oportunidade para tal. É importante planejar, executar e avaliar programas de lazer (RIBEIRO, 2014). O objetivo desse estudo foi avaliar o programa ‘Farra nas Férias’ a partir das crianças, dos pais e dos animadores da edição de 2019.
Metodologia
Realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de aplicação de questionários aos pais e animadores e entrevistas com as crianças às sextas feiras, para que pudéssemos alterar a programação e registrar o que foi aprendido. Gravamos e as transcrevemos.
Resultados
Houve unanimidade das crianças sobre apreciar o Farra e os aprendizados foram variados. Os questionários preenchidos pelos animadores demostraram que o Farra nas Férias está consolidado, traz aprendizados às crianças em relação ao tema e, também, a valores vivenciados como a cooperação e o respeito. As contribuições para a formação profissional foi valorizada pelos animadores, o que nos faz defender a continuidade do programa. Os pais foram unânimes em avaliar como ‘ótimo’ suas opiniões sobre o Farra e citarem que os filhos aprenderam conteúdos nas atividades diárias e nos passeios. Quanto aos valores aprendidos citaram: o desenvolvimento da cooperação e o respeito ao lidar com crianças de outras faixas etárias e etnias. Também apontaram as novas amizades feitas durante o programa e a melhoria do relacionamento interpessoal.
Conclusão
Destacamos a relevância desse programa, para além da ocupação do tempo livre das crianças em suas férias. Entendemos o Farra como uma possibilidade das crianças vivenciarem sua faixa etária, produzirem cultura e experimentarem atividades diferenciadas daquelas do cotidiano, além dos aprendizados diversos.
Referências
MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. Campinas, Papirus, 2013.
RIBEIRO, O. C. F. Lazer e recreação. São Paulo, Érica, 2014.