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BRINQUEDOTECA HOSPITALAR EM CASCAVEL-PR: UM ESPAÇO LÚDICO TERAPÊUTICO PARA A MELHORA DO ESTADO PATOLÓGICO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Henrique Lindholm, Liniquer Akkache Coutinho, Hani Zehdi Amine Awad

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


A brinquedoteca, no ambiente hospitalar, caracteriza-se como um espaço próprio para as crianças brincarem, divertirem-se e humanizarem-se, por meio da utilização de brinquedos variados. Este estudo objetivou verificar, a partir do olhar dos adultos acompanhantes e profissionais da saúde, a melhora observada no estado patológico da criança, a partir de suas brincadeiras em brinquedoteca hospitalar. A metodologia é do tipo quali-quantitativa, descritiva transversal, realizada em uma brinquedoteca hospitalar do município de Cascavel – PR. A amostra é composta por sete profissionais da ala pediátrica do hospital e 36 adultos acompanhantes de crianças internadas, as quais utilizaram a brinquedoteca durante o mês de setembro de 2018. Foi utilizado um questionário com 12 questões para os adultos acompanhantes, e outro, com quatro questões, para os profissionais da saúde. Os resultados demonstram que para 100% dos pais/adultos acompanhantes e grande maioria dos profissionais da saúde (85,7%), as crianças, ao retornarem da brinquedoteca, apresentaram uma aparente melhora em seu estado emocional e clínico, o que contribuiu para se mostrarem mais alegres, dispostas e confiantes, aceitando melhor o tratamento.