Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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Esporte e Educação Olímpica: uma proposta de lazer na perspectiva da formação ampliada
Palmira SEVEGNANI, Israel Montesuna OLIVEIRA, Evaldo José Ferreira RIBEIRO JUNIOR, Pedro Becker VELOSO, Luis Felipe Parreira MARON, Gabriel PETERS, Mario Henrique PORTELA, Renan José Bordin RAMOS, Leticia Carolina ORTEGA

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


O esporte possui características que evidenciam o decisivo papel que desempenha na promoção do desenvolvimento humano. A sua dimensão universal demonstrada na disseminação da prática de diferentes modalidades esportivas ao redor do mundo e na enorme visibilidade dos megaeventos esportivos revela o poder de alcance que possuem as ações concentradas dentro e fora do sistema esportivo. A Carta Olímpica define que o objetivo do Movimento Olímpico é contribuir para a construção de um mundo melhor e pacífico através da educação dos jovens por meio do desporto, praticado de acordo com o Olimpismo e os seus valores. Em 2003, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançava as suas bases de sustentação do esporte para o desenvolvimento através da Resolução 58/5 intitulada “Esporte como um meio para promover educação, saúde, desenvolvimento e paz”. Na Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, o esporte figura como um importante facilitador para a promoção do desenvolvimento e da paz, a partir da promoção da tolerância e do respeito e das contribuições que pode fazer para o empoderamento de indivíduos e para os objetivos de inclusão social, educação e saúde. Além das diversas pesquisas, relatos de organizações da sociedade civil que trabalham com esporte, o recente relatório de desenvolvimento da ONU e os estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam a existência de evidências científicas suficientes para afirmar que a participação regular em práticas esportivas gera uma vasta gama de benefícios sociais, mentais e de saúde. Está em desenvolvimento desde 2017 na cidade de Matinhos, litoral do estado do Paraná, o Projeto denominado “Esporte e Educação Olímpica”. Em 2019, o projeto foi ampliado, incluímos o município de Guaratuba e novas modalidades esportivas: Basquete, Tênis de Mesa, o Beach Tênis e o Handebol; desenvolvidas em quadras, praias e ginásios de esportes. O público alvo inclui crianças, adolescentes e jovens adultos dos municípios do litoral do Paraná. O projeto conta com a colaboração de (três) professores e 5 (cinco) bolsistas financiados pelo Programa PROLICEN da Universidade Federal do Paraná. A prática de atividades esportivas no tempo de lazer é uma ferramenta para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, percebido e constatado durante a execução do projeto intitulado "Esporte e Educação Olímpica". No projeto, é oportunizado as crianças e adolescentes das escolas públicas do litoral do Paraná a oportunidade de vivenciar práticas esportivas no contra turno escolar com o objetivo de contribuir na formação social, desenvolvimento físico, sociabilidade e aperfeiçoamento intelectual. O esporte no tempo de lazer é hoje a política pública que mais contribui para retirar da rua crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, impactando significativamente na redução das desigualdades sociais. O projeto tem trazido subsídios que comprovam que o esporte no tempo de lazer é integrante de um conjunto de práticas educativas que suscitam ações metodológicas problematizadoras que, pressupõem ressignificação constante por meio dos sujeitos evolvidos.