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Esporte e Educação Olímpica: uma proposta de lazer na perspectiva da formação ampliada
Última alteração: 2019-10-01
Resumo
O esporte possui características que evidenciam o decisivo papel que desempenha na promoção do desenvolvimento humano. A sua dimensão universal demonstrada na disseminação da prática de diferentes modalidades esportivas ao redor do mundo e na enorme visibilidade dos megaeventos esportivos revela o poder de alcance que possuem as ações concentradas dentro e fora do sistema esportivo. A Carta Olímpica define que o objetivo do Movimento Olímpico é contribuir para a construção de um mundo melhor e pacífico através da educação dos jovens por meio do desporto, praticado de acordo com o Olimpismo e os seus valores. Em 2003, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançava as suas bases de sustentação do esporte para o desenvolvimento através da Resolução 58/5 intitulada “Esporte como um meio para promover educação, saúde, desenvolvimento e paz”. Na Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, o esporte figura como um importante facilitador para a promoção do desenvolvimento e da paz, a partir da promoção da tolerância e do respeito e das contribuições que pode fazer para o empoderamento de indivíduos e para os objetivos de inclusão social, educação e saúde. Além das diversas pesquisas, relatos de organizações da sociedade civil que trabalham com esporte, o recente relatório de desenvolvimento da ONU e os estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam a existência de evidências científicas suficientes para afirmar que a participação regular em práticas esportivas gera uma vasta gama de benefícios sociais, mentais e de saúde. Está em desenvolvimento desde 2017 na cidade de Matinhos, litoral do estado do Paraná, o Projeto denominado “Esporte e Educação Olímpica”. Em 2019, o projeto foi ampliado, incluímos o município de Guaratuba e novas modalidades esportivas: Basquete, Tênis de Mesa, o Beach Tênis e o Handebol; desenvolvidas em quadras, praias e ginásios de esportes. O público alvo inclui crianças, adolescentes e jovens adultos dos municípios do litoral do Paraná. O projeto conta com a colaboração de (três) professores e 5 (cinco) bolsistas financiados pelo Programa PROLICEN da Universidade Federal do Paraná. A prática de atividades esportivas no tempo de lazer é uma ferramenta para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, percebido e constatado durante a execução do projeto intitulado "Esporte e Educação Olímpica". No projeto, é oportunizado as crianças e adolescentes das escolas públicas do litoral do Paraná a oportunidade de vivenciar práticas esportivas no contra turno escolar com o objetivo de contribuir na formação social, desenvolvimento físico, sociabilidade e aperfeiçoamento intelectual. O esporte no tempo de lazer é hoje a política pública que mais contribui para retirar da rua crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, impactando significativamente na redução das desigualdades sociais. O projeto tem trazido subsídios que comprovam que o esporte no tempo de lazer é integrante de um conjunto de práticas educativas que suscitam ações metodológicas problematizadoras que, pressupõem ressignificação constante por meio dos sujeitos evolvidos.