Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
A CULTURA CORPORAL NO IFPR PARANAGUÁ: NOVAS POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIAS NO TEMPO E ESPAÇO DE LAZER DOS ALUNOS RELATANDO AS AÇÕES DE 2019
Aline Tschoke, Maria Eduarda Dias da SILVA, Lucas Koboldt RODRIGUÊS,, Luana Barbosa CALOMENO, Raquel Valicziki FERNANDES, Wesley Pereira de PAULA

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


Introdução/Conceituação
Este trabalho é um relato de experiência do projeto “A cultura corporal no IFPR Paranaguá: novas possibilidades de vivências no tempo e espaço de lazer dos alunos”, especificamente das ações realizadas no ano de 2019. Tal projeto surge em resposta a necessidade de construção de novos espaços para vivência e reflexão sobre as práticas corporais na instituição em pauta, sendo o objetivo sensibilizar a comunidade escolar em relação às práticas corporais no seu tempo e espaço de lazer, possibilitando, entre outros elementos, a interação desses sujeitos a partir de vivencias diversificadas. Adotou-se como ponto central o conceito de lazer, este entendido como “(...) possibilidade de organização e materialização da cultura e também como tempo e espaço de educação e desenvolvimento” (RECHIA, 2015, p.58), contemplando elementos interdisciplinares no planejamento e realização das práticas corporais de forma inclusiva, reflexiva e diversificada.
Palavras-chave: Lazer. Escola. Educação Física.
Metodologia
Segue a listagem das principais ações desenvolvidas: a) gestão e criação de espaços: cantinho das crianças (criação e organização de espaço lúdico para o livre brincar destinado a crianças localizado na biblioteca do Campus Paranaguá); qualificação do espaço quadra de espirobol (com pintura das linhas de demarcação e fixação de corda com bola); espaço interação e sala de práticas corporais (organização do espaço); b) elaboração de equipamentos lúdicos: construção do jogo Twister de TNT, arcos dança das fadas, saias de carimbo/frevo/siriri, decoração sombrinhas de frevo, esteiras cooperativas, tabuleiros gigantes entre outros c) colaboração em eventos: VII Festival de Dança IFPR Campus Paranaguá; Festival de Música IFPR Campus Paranaguá, Dança IFPR (evento que teve como objetivo promover um espaço de reconhecimento e troca de experiências entre a comunidade do IFPR Campus Paranaguá e os demais grupos de danças espalhados nos demais campis do IFPR; a programação foi composta por oficinas de diferentes modalidades de dança com professores locais, uma roda de conversa e terminou com uma mostra de dança; d) monitoria nas oficinas do NAC- Núcleo de Arte e Cultura em parceria com a SECULTUR-(Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá): Grafite, Fotografia, Capoeira, Dança Cigana; Momento relax., e)elaboração de artigos científicos: Ajustando o foco: relato de experiência da oficina de fotografia; O lugar do grafite no IFPR desvendando uma nova possibilidade de expressão; Capoeira e comunidade: relato de experiência da oficina cultural no IFPR Campus Paranaguá; Dança cigana e o empoderamento feminino: relato de experiência de uma oficina cultural no IFPR Campus Paranaguá.
Resultados
Especificamente para os envolvidos na gestão do projeto, percebe-se a exploração da potencia individual a partir do trabalho colaborativo, e o exercício da redação científica e qualificação das formas de comunicação de ideias. Sendo assim, infere-se que, os alunos envolvidos ficam mais responsáveis e se desenvolvem de forma ampliada com ênfase na criatividade e organização.
Conclusão/Considerações Finais
Considera-se ainda que as ações desenvolvidas podem estar contribuído para ampliação das possibilidades de vivencias no âmbito do lazer de comunidade escolar, tanto quanto o sentimento de pertencimento dos mesmos ao Campus Paranaguá a partir de estratégias sistemáticas e dos eventos realizados.
Referências
RECHIA, S. Cidadania e direito ao lazer nas cidades brasileiras: da fábula à realidade.In: Gomes, C. L.; Isayama, H.. (Org.). O direito social ao lazer no Brasil. 1ed. Campinas: Autores Associados, 2015, v. 1.