Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
Os clubes de português como cenário de prática recreativa, lazer e experiência pedagógica
Keila da Silva Vieira

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


O presente trabalho relata a experiência dos Clubes de Conversação em Português realizados na Universidad del Valle em Cali - Colômbia para estudantes do curso de Português com Fins Gerais e Acadêmicos I e II e demais estudantes ouvintes. Pretende-se evidenciar os clubes de conversação como um cenário de práticas recreativas baseadas na recreação desde a Dimensão Pedagógica (Mesa, 2004) em que foram encontradas situações de educação e aprendizagem experiencial (Kolb, 1984) (Rogers, 1996), além de experiências subjetivas de lazer (Gomes, Ferreira, Oliveira, & Da Silva, 2016) (Cuenca, 2000) (Csikszentmihalyi, 2017) (Kleiber, Walker, & Mannell, 2011). Da mesma forma, queremos analisar a construção de vínculos sociais estabelecidos a partir da relação acadêmica que levou ao desenvolvimento do capital social e cultural (Bourdieu, 1998) nos participantes.
A apresentação é dividida em quatro partes. Primeiro, uma narrativa composta de duas vozes em que os autores contam a experiência a partir de duas perspectivas: a institucional e a do aluno. Faremos uma apresentação do contexto, onde os clubes foram desenvolvidos, das atividades realizadas, dos aspectos metodológicos e da intencionalidade institucional dos clubes de conversação. Na outra parte, reflete-se teoricamente sobre compreender a experiência como um cenário de práticas recreativas, a relação entre as atividades desenvolvidas e as experiências de lazer e aprendizagem significativa dos alunos, além das motivações intrínsecas e extrínsecas (Kleiber, Walker, & Mannell, 2011) que os levaram a participar. Em seguida, apresentaremos a metodologia utilizada para a obtenção dos dados, que foi baseada no método etnográfico de Observação dos Participantes. Por fim, os principais resultados que deram lugar à interpretação das considerações finais.