Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO LAZER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE VOLTADO A GESTÃO PÚBLICA DO ESPORTE E LAZER
Temistocles Damasceno Silva, Paulo José de Almeida Raimundo, Paulo José de Almeida Raimundo

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


Introdução/Conceituação

Os avanços tecnológicos ampliaram de maneira significativa a produção do conhecimento acerca do gerenciamento da política pública. Em contrapartida, esse processo se apresenta de maneira embrionária em relação a gestão pública do esporte e lazer (SILVA, 2018). Neste sentido, a produção de tecnologia correlata a qualificação do processo de planejamento, execução e avaliação da referida área torna-se um campo fértil a ser explorado. Diante do exposto, o Centro de Estudos em Gestão do Esporte e Lazer (CEGEL) tem empenhado esforços no desenvolvimento de ferramentas voltadas a melhoria da gestão esportiva nos município baianos. Logo, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência acerca do desenvolvimento de um software voltado a gestão pública do esporte e lazer.

Palavras-chave: Tecnologia. Gestão.Esporte. Lazer.

Metodologia

De acordo com Dyniewicz (2007, p. 117), os relatos de experiência podem “ser definidos como uma metodologia de observação sistemática da realidade, sem o objetivo de testar hipóteses, mas estabelecendo correlações entre achados dessa realidade e bases teóricas pertinentes”. Desse modo, buscou-se apresentar o processo de desenvolvimento de novas tecnologias enquanto ferramentas de otimização da política em questão. Para tal, elucidou-se as etapas de produção do referido programa.

Resultados

O plano de desenvolvimento do software foi delineado com base em três etapas: diagnóstico da política e gestão do esporte e lazer em dez municípios baianos; seminários temáticos e processo de criação do referido programa. Em relação ao primeiro momento, diagnosticou-se os indicadores socioeconômicos e as principais variáveis que constituem a política em questão, a saber: aparato legal e institucional; gestão financeira; programas e projetos; infraestrutura; controle social. Na sequência, foram realizados seminários temáticos nos municípios investigados no intuito de apresentar os dados coletados e trocar experiências com os gestores sobre o processo político abordado. Neste contexto, o processo de desenvolvimento do programa relaciona-se a associação dos indicadores socioeconômicos ao processo de formulação das ações a serem implementadas. Além disso, o programa pretende correlacionar os programas e projetos delineados pelas unidades administrativas com o aparato legal do setor e com as demandas elencadas através dos mecanismos de gestão participativa. Na sequência, almeja-se utilizar o programa para o monitoramento da alocação e execução financeira destinada a função desporto e lazer e ao mesmo tempo, avaliar os planos de ação voltados a construção e manutenção de espaços e equipamentos esportivos. Sendo assim, acredita-se que o programa possa estabelecer uma aproximação entre o campo político/burocrático do campo científico/acadêmico, ação salutar para o desenvolvimento da área (STAREPRAVO, 2011).

Considerações finais

Por fim, concluiu-se que a produção de ferramentas tecnológicas para a gestão esportiva dos municípios baianos se apresenta como uma excelente oportunidade de troca de experiências com os agentes que estão inseridos diretamente nesse contexto bem como, um importante passo para a qualificação do setor em questão. Vale destacar que o trabalho em questão conta com o apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

DYNIEWICZ, A. M.; Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. São Caetano do Sul, Difusão Editora, 2007.
SILVA, I. L. F. et al. A tecnologia em prol da gestão esportiva: um relato de experiência sobre o Centro de Estudos em Gestão do Esporte e Lazer. In: Anais da V semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal da Bahia. Jequié: IFBA, 2018.
STAREPRAVO, F. A. Políticas Públicas de Esporte e Lazer No Brasil: Aproximações, Intersecções, Rupturas e Distanciamentos Entre os Subcampos Político/Burocrático E Científico/Acadêmico. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.