Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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HÁBITOS DE LAZER EM UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO LONGITUDINAL
Isabella Carolina Silva Pereira, Valéria Cristina de Faria, José Vitor Vieira Salgado, Amanda Mayara do Nascimento Cardoso, Katia Jéssica Brandão Amaral

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


O lazer é correspondido pelo conjunto de ocupações vivenciadas pelo o indivíduo de maneira livre e espontânea, seja para repousar, divertir-se, recrear-se e entreter-se após as obrigações profissionais, familiares e sociais. Com isso é possível constituir relações sociais durante as atividades de lazer, proporcionando trocas de conhecimentos em um momento lúdico e prazeroso, tornando tais ações significativas na qualidade de vida das pessoas envolvidas. Entretanto, com as obrigações profissionais, sociais e familiares nos dias atuais, o lazer está sendo deixado de lado. O objetivo do estudo foi verificar o efeito de 12 meses de ingresso em uma universidade pública nos hábitos de lazer. A amostra foi composta por 19 discentes do curso de Educação Física, sendo 12 do sexo masculino e 7 do sexo feminino com média de idade respectivamente de 22,58 ± 6,04 e 21,00 ± 2,00. Todos assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido e o estudo foi aprovado pelo comitê de ética sob o número 2.908.315. Em seguida, foi aplicado a Escala de Atividades de Hábitos de Lazer e após 12 meses foi reaplicado. A distribuição dos dados foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk e pela análise dos gráficos histograma e Q-Q plot, a partir dos quais foi verificado que todas as variáveis apresentaram distribuição não paramétrica. Na estatística descritiva foram adotados os valores de mediana e do 1° e 3° quartil, como valores de tendência central e dispersão, respectivamente. Na estatística inferencial foi utilizado o teste de Wilcoxon pareado para comparar os valores antes e após um ano de curso. O nível de significância alfa adotado foi de 5% e para análise dos dados foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Science (SPSS 25). Os resultados demonstraram que quando considerado a amostra total foi identificado redução significativa na dimensão hedonística (p=0,029). Entretanto nas dimensões lúdica e instrutiva não apresentaram diferença significativa (p=0,218 e p=0,755, respectivamente). Quando foi comparado por sexo observamos que houve apenas a redução significativa no escore da dimensão hedonística dos homens (p=0,025). Com isso podemos perceber que há o impacto da rotina acadêmica em vivenciar o lazer. A literatura traz a dimensão hedonística como o lazer de forma individual e imediato, relacionado aos hábitos de consumo e com isso podemos observar que houve a diminuição no pós desta concepção nos participantes. Isto pode estar relacionado a responsabilidade por parte profissional e social que se torna predominante na vida dos universitários. Ao analisar a diferença do contexto de lazer por sexo notamos que os homens diminuíram o lazer hedonístico. Esse fato pode estar associado ao tamanho da amostra, sendo assim uma limitação do estudo. Portando, futuras pesquisas devem ser realizadas nesta perspectiva.