Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
Projeto “AMOR SEM FRONTEIRAS”: uma proposta de intervenção do IFRN
Gustavo André Pereira Brito, Gabriela Glade Sena Silva, Gabriela Karla Augusta da Silva Pinheiro

Última alteração: 2019-10-01

Resumo


Este trabalho aborda investigações sobre o voluntariado e sua relação com a educação, comparando com as atividades de extensão do IFRN e trazendo a pauta do surgimento do Projeto Amor Sem Fronteiras. Uma das análises do relato de experiências é como as vivências de solidariedade, generosidade e altruísmo, transformam os alunos e futuros profissionais em cidadãos mais conscientes de si e do outro. Procura-se, a promoção de atividades lúdico-expressivas para crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio de visitas periódicas, às unidades de acolhimento, afim de proporcioná-las momentos de descontração e ludicidade. Como metodologia utilizamos atividades voltadas para seu desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e emocional, favorecendo seu aprendizado e sua inclusão social e também no mundo laboral, também utiliza-se mecanismos de construção em conjunto, ouvindo as necessidades das crianças e adaptando as atividades. Observamos nos alunos que participam do Projeto Amor Sem Fronteiras a perspectiva de transformação do mundo, de construção social, de preservação da vida, em todas as suas formas, e o nascimento de líderes, pessoas com espíritos críticos, autoconfiantes, autônomos, criadores e responsáveis , ademais, as crianças que recebem as ações desses alunos tem a sua carência afetiva suprida e se tornam mais esperançosas acerca do seu futuro e que escolas que investem nessa formação social como IFRN, plantam sementes que se fazem valer no futuro, estando ai a verdadeira educação escolar completa.