Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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A INCORPORAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA ESCOLA
Aline Banuth, Érika Arruda, Giuliano Pimentel

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Escola de Aventuras é um projeto de educação para e pelo lazer por meio da oferta de skate, parkour, slackline, orientação e escalada para crianças. Como o projeto já ocorre desde 2008, buscamos o olhar de crianças que desconhecem o projeto a fim de receber uma interpretação externa isenta sobre o que nossas ações representam. Para tanto, por meio da metodologia de foto-elicitação, entrevistamos dezesseis crianças da cidade de Astorga/PR, com a faixa etária entre seis a nove anos, que nunca sequer tiveram contato com o projeto Escola de Aventuras. A observação realizada pelas crianças acontece a partir da amostra de seis imagens provenientes das práticas do projeto. Concluiu-se que todos os entrevistados conhecem as modalidades Escalada e o Skate, todavia, em contrapartida, apresentam baixos conhecimentos referentes às modalidades Slackline e Orientação.
Palavras-chave: Criança. Lazer. Observação. Modalidades.

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