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O DICIONÁRIO DA CRIANÇA AVENTUREIRA: A ELABORAÇÃO DE UM E-BOOK A PARTIR DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
Última alteração: 2019-10-10
Resumo
As palavras apresentam uma significativa importância ao ser humano, sendo imbuídas de subjetividade, significados e sentidos. Considerando o valor das palavras e na perspectiva de melhor compreender o que está presente no campo subjetivo das crianças e de como elas sentem alguns dos elementos que fazem parte das atividades de aventura na natureza, este estudo teve por objetivo descrever o processo de elaboração de um e-book, denominado “Dicionário da criança aventureira”. Este material advém da união de dois instrumentos de coleta de dados: a definição de palavras e os registros em forma de desenhos, os quais compõem uma pesquisa mais ampla sobre lazer familiar, crianças e atividades de aventura na natureza. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e se caracteriza como descritivo. Participaram seis crianças, sendo duas meninas e dois meninos, com idade entre cinco e 12 anos, de Florianópolis (SC, Brasil), os quais praticavam atividades de aventura na natureza frequentemente junto aos seus pais e/ou às suas mães. O instrumento referente à definição de palavras foi composto por 21 palavras pré-determinadas, relacionadas ao contexto das atividades de aventura na natureza em que as crianças estavam envolvidas, sejam os sentimentos, os elementos naturais e/ou os componentes do seu cotidiano. A confecção de desenhos foi realizada a partir de uma frase direcionada, referente à modalidade praticada pela criança. Por exemplo: “eu praticando surfe”. As interpretações dos significados das palavras emitidos pelas crianças e o registro em forma de desenho foram levados em consideração junto à análise dos demais instrumentos empregados no estudo mais amplo, a saber: entrevistas semiestruturadas com as crianças, os pais e as mães; observações sistemáticas e participantes; registros em forma de fotografias, vídeos e postagens das redes sociais. Para a coleta da definição das palavras, estas foram lidas e, conforme a criança as definisse, era anotado pela pesquisadora em um diário de campo. Na sequência, as palavras e definições foram transcritas e organizadas em um arquivo do Word. Por sua vez, após a confecção do desenho, foi solicitado que a criança descrevesse o que ela quis retratar e era igualmente registrado pela pesquisadora. Posteriormente, os desenhos foram digitalizados, e foi construído o e-book, utilizando a versão gratuita do site Canva, contendo as palavras e suas definições, junto aos desenhos realizados pelas crianças como ilustração. O “Dicionário da criança aventureira”, estruturado sob forma de e-book, demonstrou ser uma proposta com potencial contribuição para a compreensão do universo subjetivo ao qual se pretendia, permitindo que as crianças pudessem descrever, de forma lúdica, como compreendiam determinadas palavras. Além de ser um material atrativo visualmente, é de fácil compartilhamento e disseminação, corroborando com as contribuições tecnológicas para os aspectos metodológicos de pesquisas acadêmicas.
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