Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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OS JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidade a partir de uma leitura de Vygotsky
Nataly de Carvalho Fuji, Liciane Vanessa de Oliveira Mello Corrêa, Carlos Herold Junior

Última alteração: 2019-10-21

Resumo


Este estudo tem como objetivo geral realizar uma leitura dos Jogos Eletrônicos como ferramentas de mediação para a Educação Física em nível escolar, tendo por base o pensamento de Vygotsky. O trabalho utiliza uma metodologia qualitativa em educação caracterizando-se como Pesquisa Bibliográfica. Em um primeiro momento concentra-se em apresentar as principais categorias vygotskyanas para a educação. Posteriormente, pontua uma leitura dos Jogos Eletrônicos com base na Psicologia Histórico-cultural. Como conclusão, a área da Educação Física escolar deve cada vez mais se apropriar de conhecimentos tecnológicos e utiliza-los em suas intervenções contribuindo assim para um desenvolvimento cognitivo de real qualidade que atinja níveis concretos de desenvolvimento e aprendizagem empregando as formas mais desenvolvidas da produção humana, tal como, os Jogos Eletrônicos derivados das novas tecnologias podendo ser utilizadas na internalização das funções psicológicas superiores desenvolvidas pelas relações sociais da contemporaneidade.