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TECNOLOGIA E INFÂNCIA: A TROCA DAS BRINCADEIRAS POPULARES PELOS APARELHOS ELETRÔNICOS
Luiz Henrique Rodrigues, Karoline Rotermel, Marcos Antonio Lombardi

Última alteração: 2019-10-21

Resumo


Os aparelhos eletrônicos são uma das principais atividades de lazer de muitas crianças e adolescentes do século XXI. Enquanto a maioria dessas crianças consegue fazer um uso consciente, existe uma minoria que usa de modo excessivo esse recurso. Este estudo buscou investigar se os alunos do ensino fundamental – anos iniciais em seu tempo livre estão preferindo os dispositivos eletrônicos ao invés das brincadeiras populares. Este estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa de campo, baseada em estudos bibliográficos, observações e realização de entrevista semiestruturada com os alunos. Foi aplicado na Escola de Educação básica, a qual se situa no litoral de Santa Catarina, na cidade de Balneário Barra do Sul. A amostra representada nesse estudo foram 18 alunos, do 5° ano (10 a 12 anos), que responderam manualmente as 12 perguntas do questionário. Os resultados dessa pesquisa revelam, que o brincar é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, enriquecimento suas capacidades motoras e cognitivas. Observou-se com os resultados que, apesar delas passarem muitas horas do seu dia utilizando os aparelhos eletrônicos, seja ele o celular, a televisão, o computador ou o videogame, a maior parte desse acesso é em casa, onde normalmente estão sozinhas. Pois quando elas estão juntas de seus colegas, preferem as atividades coletivas, ao invés de passar esse tempo com seu aparelho celular.