Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
ESPORTE E LAZER NO MUNICÍPIO DE TELÊMACO BORBA/PR: DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DE UM PORTAL INFORMATIVO ENQUANTO FERRAMENTA PARA A CONQUISTA DA CIDADANIA
Mariana Ciminelli Maranho, Letícia Gabriely Correa Bueno

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


Introdução/Conceituação

Compreende-se o lazer como aspecto da cultura formada socialmente (GOMES, 2004). O esporte, na mesma direção, pode ser compreendido enquanto elemento da cultura (STIGGER, 2002). O acesso ao esporte e ao lazer são direitos fundamentais para garantir a cidadania, entendida enquanto acesso aos serviços e espaços públicos com qualidade (LEFEBVRE, 2001). Nessa ótica, objetivou-se criar um portal informativo (website) sobre espaços, equipamentos e eventos de esporte e lazer num município de médio porte do centro-leste do Paraná, Telêmaco Borba, inserido nos Campos Gerais, com população estimada (IBGE, 2018) em 78.135 pessoas, caracterizando-se pela presença de uma das maiores indústrias produtoras de papel e celulose do Brasil.

Palavras-chave: esporte, lazer, cidadania, website.

Metodologia

O estudo possui cunho qualitativo, baseado na pesquisa exploratória enquanto estratégia de contextualização teórica e empírica da investigação (MOREIRA, 2011). Para realizar o levantamento das informações foram seguidos os seguintes passos: identificação dos espaços públicos e privados de esporte e lazer do município; localização e levantamento de suas informações básicas (ex.: endereço, telefone e horário de atendimento); categorização dos espaços e equipamentos identificados; desenvolvimento do portal informativo (website) contendo essas informações. Em paralelo, estão sendo pesquisados eventos de esporte e lazer realizados no município e região. O portal informativo está sendo produzido por WordPress e denomina-se “Cidade em movimento”.

Resultados

O levantamento dos espaços de esporte e lazer ainda está sendo construído, sendo apontadas 12 categorias: Academias Crossfit e Funcional (7); de Lutas (5); de Natação (2); Academias e Studios de Musculação (14); Clubes e Sindicatos (6); Escolas de Dança (4); Espaços Comunitários de Lazer (12); Espaços Culturais (5); Parques e Praças (33); Parquinhos (13); Studio de Pilates (5); Quadras e Campos (21). Alguns espaços podem se enquadrar em mais de uma categoria. Em relação aos eventos de esporte e lazer, a prefeitura está à frente da grande maioria daqueles realizados na cidade.

Conclusão/Considerações Finais

A apropriação e a (re)apropriação do tempo-espaço de esporte e lazer é condição para o efetivo exercício do direito à cidade. Portanto, o acesso às informações sobre o esporte e lazer na cidade é direito dos indivíduos, possibilitando a conquista da cidadania. O portal informativo pode ser ferramenta para a conquista da cidadania.