Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO COMPONENTE CURRICULAR ‘ENTRETENIMENTO, LAZER E RECREAÇÃO’: UMA EXPERIÊNCIA NO CT HOSPEDAGEM DO IFPE CABO DE SANTO AGOSTINHO
Ameliane Conceição Reubens-Leonidio

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


O uso de portfólios na prática educativa possibilita o acompanhamento entre o processo e o produto, conduzindo à uma reflexão do processo ensino-aprendizagem. Alvarenga e Araújo (2006) consideram como uma das maiores vantagens desta ferramenta, o desenvolvimento do pensamento reflexivo, uma vez que permite a coleta de informações que subsidiem o professor a criar situações nas quais o estudante acompanhe seu processo de aprendizagem de forma reflexiva. O portfólio viabiliza, também, o registro de histórias de vida, sendo repleto de sentidos, significados, sentimentos e memórias (CARVALHO, 2005).
Neste caso, a construção de portfólios pode proporcionar uma interação entre saberes prévios e os adquiridos em sala de aula, potencializando o aprendizado e a formação para a atuação profissional. De tal modo, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência com uso de portfólios, no CT Hospedagem do IFPE Cabo de Santo Agostinho, durante a disciplina ‘Entretenimento, Lazer e Recreação’.
Esta disciplina faz parte do terceiro módulo do CT Hospedagem e tem como conteúdo o estudo da evolução histórica do tempo, as relações entre o tempo livre e o lazer, teorias do lazer, conceitos de lazer, recreação e entretenimento, o lazer e suas diferentes atividades dentro da hotelaria: desportivo, cultural, lúdica e ambiental, o estudo das fases de desenvolvimento humano, suas características e as atividades de lazer associadas. É uma disciplina de 40 horas/aula, que tem como objetivo formar o técnico apto para a atuação profissional no âmbito do entretenimento, lazer e recreação.
A construção de portfólios foi uma experiência do semestre 2019.1, no qual os estudantes tiveram a oportunidade de resgatar suas histórias pessoais e associá-las ao lazer, sendo esta a base que permitiu traçar toda a estratégia metodológica do semestre. A partir das experiências vividas, os estudantes puderam entender as definições conceituais, as classificações das atividades na hotelaria, as atividades em cada fase de vida, resgatar o sentido e significado das atividades e associá-as às possibilidade de promoção na atuação profissional.
Foram utilizadas fichas individuais, mas que serviram como base para a compilação das atividades e resgate durante todo o semestre. As vivências realizadas pelos estudantes ocorreram com base nas narrativas dos portfólios, que foram adquirindo um caráter mais técnico a medida em que os estudantes promoviam atividades recreativas no campus, realizavam visitas técnicas, participavam de estágios e de processos seletivos de contratação pessoal.
Durante o processo ocorreu uma avaliação da metodologia e do conhecimento adquirido pelos estudantes, na forma de auto-avaliação e on-line. No final do semestre, os alunos puderam mais uma vez realizar uma avaliação da estratégia metodológica, os quais responderam de modo positivo. No entanto, ressalta-se que esta experiência ainda vêm se consolidando, necessitando, assim como sugerem Neves, Guerreiro e Azevedo (2016), de uma maior exploração teórica do recurso enquanto estratégia metodológica e de mecanismos para se efetivar uma avaliação mais efetiva.