Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer

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ASPECTOS DA AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS DE ESPORTE E LAZER: O CASO DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA BAHIA
Paulo José Cabral Lacerda, Khellen Cristina Pires SOARES, André Henrique Chabaribery CAPI, Carlos Nazareno Ferreira BORGES

Última alteração: 2019-10-21

Resumo


A proposta desse artigo circunscreve mediante processo formativo como elemento central de um programa social de esporte e lazer de abrangência nacional, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Como recorte de estudo analisamos o convênio do estado da Bahia (edital público do programa de 2014), na intenção de compreender os elementos contribuidores da formação para o melhor funcionamento da política. O objetivo geral desse estudo é conhecer a importância do trabalho dos formadores a partir do olhar dos agentes envolvidos no processo formativo. A metodologia utilizada consistiu de estudo de caso utilizando a abordagem quali-quantitativa, combinando um “esboço de pesquisa bibliográfica”, análise documental, e levantamento de dados numéricos dos questionários respondidos pelos agentes sociais no módulo de avaliação. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise de conteúdo e por saturação de dados. Conclui-se com esse estudo que no cenário do processo de formação do PELC, os agentes envolvidos se colocam como protagonistas em um processo educativo em várias frentes, por tanto ligada aos problemas educacionais, sociais, culturais e consequentemente para o efetivo desenvolvimento de política pública de esporte e lazer.

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