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INCIDÊNCIA DE DISCIPLINAS ENVOLVENDO LAZER NOS CURRICULOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Última alteração: 2018-03-26
Resumo
O lazer representa um direito social garantido por lei e requer a atenção de profissionais de diferentes áreas, para garantir que a população possa conhecer e exercer esse direito. Este é um compromisso, inclusive, de Profissionais de Educação Física. Entretanto, não se tem claro se o conteúdo relacionado ao Lazer é necessariamente oferecido nos currículos de formação em Educação Física, no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior. Na perspectiva de aprimorar a gestão da informação acerca dessa temática, o objetivo deste estudo foi investigar a incidência de disciplinas ofertadas nos cursos de Educação Física e de Esportes, cuja temática contemple os conteúdos do Lazer e da Recreação em seus títulos, em IES públicas. O estudo tem uma natureza qualitativa e foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, realizada no site do portal do Ministério da Educação (MEC), nos links das IES. A amostra foi selecionada por conveniência, utilizando como critérios de inclusão as instituições de ensino público estaduais e federais credenciadas no MEC, as quais ofertavam disciplinas nos cursos de Educação Física envolvendo a temática do Lazer e que estivessem localizadas no estado de São Paulo. Os dados foram analisados descritivamente e os resultados apontaram 5 universidades públicas, com cursos de Educação Física e Esportes, porém, o número de disciplinas ofertadas variou entre as IES. Na IES1 há 3 disciplinas: Lazer e Planejamento (Bacharelado em EF noturno e integral), Lazer e Sociedade (Bacharelado em EF noturno e integral e Licenciatura em EF noturno e integral), Fundamentos Teóricos do Lazer (Bacharelado em EF noturno e integral e Licenciatura em EF noturno e integral). Na IES2, há 1 disciplina: Lazer e Movimento Humano (Bacharelado em Esporte). Na IES3, o curso é ofertado em três campi diferentes, sendo que na IES3a há 3 disciplinas: Jogo, Atividades Lúdicas e Lazer (Licenciatura e Bacharelado em EF, período noturno), Práticas Formativas em Jogo, Atividades Lúdicas e Lazer (Licenciatura e Bacharelado em EF, período noturno) e Lazer e Educação (Licenciatura em EF período noturno). Na IES3b há 1 disciplina: Fundamentos do Lazer (Bacharelado e Licenciatura em EF integral). Na IES3c há 3 disciplinas: Atividades Lúdicas e Lazer (Bacharelado e Licenciatura em EF), Práticas Curriculares em Atividades Lúdicas e Lazer (Bacharelado e Licenciatura em EF) e Estágio Supervisionado em Recreação e Lazer (Bacharelado em EF). Na IES4, há 1 disciplina: Aproximação à prática de EF e Saúde II-Gestão em EF, Lazer e Saúde (Bacharelado em EF, período integral). Na IES5 há 1 disciplina: Fundamentos do Lazer (Bacharelado em EF). Dentre todas as disciplinas, foram identificadas 8 ocorrências para a Licenciatura e a maioria (12) ofertada no Bacharelado em EF e Esporte, demonstrando um privilegio na difusão dos conhecimentos sobre Lazer para atender às demandas de atuação do Profissional fora do âmbito escolar. Percebeu-se que a temática Lazer é abordada em disciplinas específicas sobre esse conteúdo, mas também, existem propostas de títulos que permitem perceber sua interface com outros campos, como a saúde, a gestão e os aspectos envolvendo a sociedade. Sugerem-se outros estudos no sentido de promover o aprofundamento na análise de projetos políticos-pedagógicos, de programas, de ementas e de planos de ensino, no intuito de compreender os direcionamentos traçados quando se refere às temáticas Lazer e Recreação abordadas em disciplinas em IES, aprimorando a gestão da informação acerca dessa temática.
Palavras-chave
Atividades de lazer; Capacitação profissional; Educação Superior