Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS DO LAZER | XVII Seminário Lazer em Debate

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DO LAZER A PARTIR DOS DISCENTES DA FACULDADE DE TURISMO/UFPA
Helena Doris de Almeida Barbosa, Juliana Azevedo Hamoy

Última alteração: 2018-03-16

Resumo


O lazer enquanto prática e área de estudos interdisciplinares, integra a base curricular de cursos técnicos e superiores como Turismo, Educação Física, Hotelaria, dentre outros. No entanto, a percepção que a sociedade tem do mesmo nem sempre corresponde a importância que o lazer tem de fato para o indivíduo, sendo muitas vezes associado ao “fazer nada”, “a um tempo improdutivo”, associado a gastos econômicos e/ou não sendo colocado como prioridade na dinâmica de vida das pessoas. Este trabalho objetiva conhecer a percepção dos ingressantes (2017) no Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém, acerca da percepção que estes têm acerca do lazer, suas funções, as atividades priorizadas pelo público alvo da pesquisa no seu cotidiano. Além disso identificar o perfil dos mesmo e se conseguem ou não estabelecer interfaces do lazer com a sociologia e o turismo. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da disciplina Sociologia do Lazer que integra o primeiro bloco do curso de Bacharelado em Turismo, integrante do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA, que oferta anualmente duas turmas (matutino e noturno) regulares. A metodologia foi baseada em revisão bibliográfica e pesquisa de campo através de um questionário misto, aplicado mistas para cada discente, que posteriormente foram quantificadas e analisadas. O termo percepção tem origem etimológica do latim perceptìoónis, que significa compreensão, faculdade de perceber (HOUAISS apud BACHA; STREHLAU; ROMANO, 2002). Em um conceito no âmbito da filosofia Chauí (1999) acredita que aquilo que é percebido é dotado de sentidos que possuem relações com a história de vida de cada um, podendo fazer parte do mundo e das vivências de cada pessoa. Se faz necessário ampliar esta perspectiva como afirmam Pedrini. Costa e Ghirardi (2010) ao afirmarem que a partir das percepções internalizadas em cada indivíduo pode-se buscar mudanças de atitudes, principalmente vinculadas a prática do lazer na sociedade contemporânea, não o restringindo exclusivamente a perspectiva econômica. Correlacionando a percepção com os espaços sociais e com o lazer, pode-se a partir de Reigota (2007) e Azevedo (2008), afirmar que a percepção nada mais é do que representações sociais dos sujeitos entrevistados que se constroem ao longo do tempo. Estas se constituem ao longo do processo de socialização pelo qual todos os indivíduos passam. Algumas vezes podem ser fragmentados, oscilantes, dicotômicos, assimétricos, empíricos e se reescrevem ao longo da vida. Ribeiro e Higuchi (2008) apontam que os estudos da questão da percepção envolvem dimensões variadas da existência humana, ressaltando que os mesmos incorporam e apresentam a interdependência entre o espaço físico e a sociedade. A partir deste aporte teórico e pelo que se observou das respostas obtidas na pesquisa de campo, os discentes da FACTUR, na sua maioria oriundos de áreas periféricas de Belém, marcadas pela insuficiência/inexistência de espaços para o lazer, apesar de terem a consciência de que o lazer é uma quebra de rotina, ainda não conseguem estabelecer uma conexão efetiva desta atividade com as suas funções de desenvolvimento, descanso e qualidade de vida. Identificou-se também que o público alvo da pesquisa tem uma visão limitada acerca do lazer, não o percebendo enquanto necessidade humana, desta maneira inibindo suas potencialidades e suas práticas enquanto prolongamento de sua própria identidade individual ou coletiva. Logo conhecer a percepção dos discentes da FACTUR/UFPA acerca do lazer, pode ser um vetor de possibilite ampliar as perspectivas da atividade a serem trabalhadas pelas Instituições de Ensino no âmbito acadêmico e/ou para a sociedade em geral.

Palavras Chave: Lazer. Percepção. Discentes de Turismo.

Palavras-chave


Lazer; Percepção; Discentes de Turismo