Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS DO LAZER | XVII Seminário Lazer em Debate

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS ESPORTIVAS COMO LAZER EM ESCOLARES DE TRÊS LAGOAS, MS
Anna Clara Freitas Maia, Sonia Regina jurado, Samuel Souto Barbosa, Maria Eduarda Pascoaloto da Silva

Última alteração: 2018-03-30

Resumo


A falta de atividade física e alimentação saudável trazem grande impacto na saúde pública e são grandes problemas para a sociedade moderna, devido ao fato de a inatividade física e alimentação inadequada estarem relacionadas a diversas patologias, tais como obesidade, Diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e doenças cardiovasculares. Pouco se conhece com relação aos hábitos de prática de atividade física como lazer em crianças e adolescentes porque grande parte dos estudos enfocam os adultos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o sobrepeso, obesidade e práticas esportivas em escolares de cidade de Três Lagoas, MS. Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido durante o segundo semestre de 2017, com 531 escolares, de ambos os gêneros, entre 10 a 15 anos de idade, matriculados em duas escolas da rede estadual na cidade de Três Lagoas, MS. Para definir o estado nutricional considerou-se o peso, a altura e o índice de massa corporal (IMC). O peso foi determinado em balança digital, com capacidade de 150Kg. A aferição da estatura foi por meio do estadiômetro da mesma marca da balança. A pressão arterial também foi aferida em cada participante. Os escolares responderam a um questionário, contendo questões sobre prática de atividade física como lazer, hábitos alimentares e antecedentes familiares de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Os dados foram transcritos como estatística descritiva. O estudo detectou que 21% (n= 113) eram sedentários e 79% (n= 418) praticavam atividade física como lazer, incluindo jogar futebol, vôlei, basquete; andar de bicicleta e fazer caminhada. A prática de atividade esportiva como lazer foi maior entre os meninos (87%) quando comparada às meninas (71%). A frequência da prática esportiva como lazer foi avaliada entre meninos e meninas, sendo respectivamente, uma a duas vezes por semana (36% e 54%), três a quatro vezes (35% e 23%) e de cinco ou mais vezes (29% e 23%). Um total de 116 escolares (22%) estava com sobrepeso e 73 (14%) estavam obesos, 92 (17%) não gostavam do próprio corpo e 101 (19%) eram hipertensos. O consumo de sal em excesso foi declarado por 37% dos participantes. Em relação à prevalência de doenças crônicas em familiares, os escolares relataram que possuíam 51%, 52% e 53%, respectivamente, obesos, diabéticos e hipertensos. A prevalência de sobrepeso (22%) e obesidade (14%) entre os escolares é coincidente com outros achados da literatura. Destaca-se também o número de hipertensos no estudo (19%) e alta prevalência de familiares com doenças crônicas, como, hipertensão, diabetes e obesidade. Nesse sentido, é imperativo a realização de ação educativa junto aos escolares e pais quanto aos hábitos de alimentação saudável, prática de atividade física e prevenção de doenças, visto que essas crianças e adolescentes estão susceptíveis ao desenvolvimento de outras doenças crônicas na idade adulta. Ainda especial atenção deve ser dada à Educação Física na escola e no poder público, com oferta de mais espaços e atividades físicas e esportivas de lazer.

Palavras-chave


Atividades de Lazer, Obesidade, Estudantes.