Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS DO LAZER | XVII Seminário Lazer em Debate

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DE OLHO NAS SÉRIES: O LAZER DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFTO
Rebeca Santos Rodrigues, Kemily Borges Tranqueira Lima, Luzigleydson Carneiro de Sousa, Khellen Cristina Soares

Última alteração: 2018-03-25

Resumo


RESUMO: O presente trabalho de pesquisa foi proposto na disciplina de Recreação e Lazer, do curso de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre lazer e mídias, a partir do olhar dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico de Administração do Instituto Federal do Estado do Tocantins - Campus Palmas. Observa-se que as novas tecnologias e mídias estão fazendo parte do cotidiano dos sujeitos, independente de classe social. Verificar que o aparelho celular e as possibilidades de acesso a outros espaços e vivências que vem agregadas a este objeto, via o crescente acesso a internet, nos incentivou a entender a motivação dos jovens estudantes para a escolha de assistir séries como a principal opção de lazer. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo realizadas entrevistas com 42 estudantes de ensino médio, do curso técnico em administração, buscando identificar suas preferências de lazer, e seus gostos em relação as séries. Obtivemos dados que explicitam o quantitativo de jovens que assistem séries, a influência que as séries possuem com relação ao seu meio social, bem como o tempo escolhido ou utilizado para usufruir destas plataformas. Por ser de caráter atrativo universal, deve-se observar e se atentar as novas tendências globais, para melhor entender um dos fenômenos que vem influenciando os estudos do lazer, e as tecnologias e mídias fazem parte deste universo. As séries de plataformas são programas que envolvem uma continuidade de narração, desenvolvendo a história ao longo de diferentes capítulos, que são subdivididos em temporadas, e em cada temporada há em média 22 episódios de 20 a 40 minutos cada. Assim entendemos que assistir séries é uma prática de lazer que acontece após o desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais, portanto são voluntárias e livres, nelas os sujeitos exercem sua capacidade criativa. Como resultado deste universo: jovem do IFTO, lazer e mídias, encontramos que a grande maioria dos estudantes preferem ficar em casa assistindo séries em plataformas de mídia; encontramos como resultado que 88,1% dos estudantes optam assistir séries em como experiência de lazer. Já em relação ao seu meio social 50% dos alunos preferem ficar em casa assistindo séries em vez de sair com familiares ou amigos. Devido os horários de estudos, 54,1% preferem assistir séries durante os fins de semana e 37,8% dos jovens passam cerca de 4h semanais, porém, 21,6% passam mais de 10h assistindo. Fizemos o questionamento, se trabalhassem 15 horas diárias avaliando séries, seria considerado um trabalho excessivo ou um prazer, e 59,5% afirmaram que seria considerado algo prazeroso para eles. As séries norte-americanas são as mais vistas e com base nesta informação surgiu o interesse em sabermos quais os conteúdos de séries mais assistidos pelos alunos. Nas pesquisa foram sugeridos os seguintes gêneros: heróis, investigação, comédia, sobrenatural, medievais, animes e outros. Sendo os mais votados, investigação 62,2%, sobrenatural 56,8%, comédia 51,4%. Percebemos então que as séries é uma vivência de lazer muito apreciada pelos jovens. Porém não só jovens, hoje em dia crianças e adultos também aderiram esta experiência de lazer. Concluímos que há necessidade de conscientizar estes jovens para que possam assistir às séries sem desprezar os vínculos familiares e sociais e também há que se buscar desfrutar de outros interesses do lazer que sua cidade tem a oferecer, tornando assim o lazer de assistir séries um hábito mais saudável e não algo viciante. E por fim, a necessidade de se provocar no ambiente de discussão sobre os dados deste estudo, o engendramento de um processo de educação para o lazer.

Palavras-chave


Jovens; Lazer; Mídias.