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METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE RECREAÇÃO E LAZER
Última alteração: 2018-04-16
Resumo
RESUMO: Este trabalho é um relato de experiência de um processo de construção metodológica que ocorreu na disciplina de Recreação e Lazer, no curso de Licenciatura em Educação Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. Ao considerar a necessidade de um olhar atento para o processo de formação profissional da área na Educação Física e Lazer observamos a necessidade de formação de um perfil de aluno e egresso que esteja atento as relações de poder e identidade social, entre a escola e a sociedade pós-moderna. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de utilização das metodologias ativas no processo de formação do profissional de Educação Física e Lazer do IFTO. O processo de construção do conhecimento durante o semestre evoluiu através da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisas. A ideia parte de um planejamento coletivo, em que todos os acadêmicos da disciplina de Recreação e Lazer puderam sugerir ideias para o planejamento do semestre, tendo como forma de organização o aprendizado dos saberes determinados na ementa da disciplina em consonância com a construção de um projeto de pesquisa, com temas da área dos estudos do lazer. Desta forma, a turma foi dividida em dez grupos, com no máximo quatro estudantes em cada, em seguida foram sugeridos e escolhidos temas que os motivava à investigação. O próximo passo foi a realização de uma oficina de construção dos projetos de pesquisa, momento em os grupos estabeleceram os objetivos, a metodologia, a amostra e entenderam a necessidade de se estabelecer justificativa, fundamentação teórica e cronograma para todo esse processo, que tinha como meta final a construção de um artigo científico. As aulas seguintes foram divididas em dois momentos: primeiro para identificar no projeto a aproximação com os conteúdos da disciplina e o segundo de acompanhamento das pesquisas, por meio de roda de conversas e orientações para as leituras necessárias, elaboração dos questionários de entrevistas, aplicação, análise dos dados e escrita do trabalho final. Esta experiência possibilitou entender que o processo de ensinar e aprender acontece de forma concomitante e permanente, não havendo fronteiras entre a sala de aula, as demandas da comunidade e o mundo digital. As pesquisas revelaram realidades que fizeram os acadêmicos refletir acerca: dos interesses do lazer dos estudantes do ensino médio técnico do IFTO; dos estudantes do curso de Gestão em Turismo e também do curso de Licenciatura em Educação Física, estabelecendo relação com o processo de educação para o lazer destes grupos; a relação entre esporte e lazer; do estudo dos espaços e equipamentos de lazer do município de Palmas; da influência das mídias e tecnologias nas vivências e experiências de lazer, especialmente refletindo sobre a motivação dos jovens em assistir séries, determinando esta como a experiência mais prazerosa e por fim o estudo das políticas públicas do município de Palmas. Este último tema, foi amplamente discutido a partir dos resultados apresentados pela pesquisa, sendo inclusive realizado pela turma o I Seminário de Políticas Públicas do IFTO. Todo esse processo se desenvolveu a partir das discussões oriundas da experiência de utilização das metodologias ativas na formação do profissional de educação física e lazer. Concluímos que esta experiência possibilitou que os acadêmicos acessassem de forma híbrida os conteúdos da disciplina de Recreação e Lazer ao mesmo tempo em que investigava estes conteúdos na realidade local. Esta experiência possibilitou contribuir com a formação profissional na área da educação física e dos estudos do lazer e recreação, pois provocou a proatividade dos acadêmicos, envolvendo-os em uma atividade científica em que precisavam tomar decisões e avaliar os resultados, portanto, provocando no grupo a identificação da a relevância da investigação acadêmica na construção de novos saberes sobre educação física e lazer.
Palavras-chave
Formação Profissional, Lazer, Metodologias Ativas de Aprendizagem.