Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MATERIALISMO HISTORICO DIALÉTICO COMO REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA
Gabriel Paes Neto, Victor Manoel de Oliveira, Joselene Mota, Ney Ferreira França

Última alteração: 2012-08-15

Resumo


Trata-se de revisão bibliográfica, na qual procuramos analisar a relação entre o Materialismo Histórico Dialético (MHD) e a prática pedagógica do professor de Educação Física. Consideramos a responsabilidade do educador em um processo educativo que não pode deixar de considerar a sua dimensão política e social, o MHD deve orientar a prática pedagógica. É necessária a proposição de caminhos, no âmbito didático, metodológico, de questões pertinentes ao currículo escolar, sobre a educação física, que é o paradigma da cultura corporal, o qual tem a educação como um ato intencional, ou seja, uma ação intencional de professores e professoras, que se unem em pró da mudança, que constroem sua prática pedagógica como prática social de forma revolucionária.

Palavras-chave


Prática pedagógica. Teoria e Prática. Materialismo Histórico-Dialético.

Texto completo: PDF